Sejam bem-vindos (ou dobrodošli, para quem se assustar lendo isso) ao meu (esperado?) blog. Pretendo postar por aqui um pouco do meu trabalho plástico e algumas observações interessantes, ou nem tanto - diria desinteressantes, até.
Por exemplo - outro dia desses eu fui dormir meio tarde; no meu conceito, isso é lá pelas uma e tanta da manhã. Normalmente, fico feliz dormindo entre as dez e as onze (já dormi mais cedo; gosto de acordar bem cedo também, um pouco antes do sol, ainda que há algum tempo eu já não faça mais isso com tanta freqüência)... pronto, aí está uma porçãozinha de informações pessoais completamente desinteressantes. Mas tenha calma, as informações interessantes vêm a seguir.
Antes de dormir, aproveitei o horário para dar uma olhada pela janela. "Como assim? Que sentido isso faz?". Constelações, ora. Já há algum tempo (no mínimo desde 2005), tenho o hábito de olhar o céu noturno e identificar as constelações. "E dá pra fazer isso em São Paulo?!", você me pergunta, espantado. Bem - dá. Nada que se diga "olha que maravilha!" - nas noites de MUITA sorte, dá pra ver estrelas de magnitude 3, 4, até um pouquinho menos. Mas já é o bastante para formar várias figurinhas e se orientar.
Não sei o quanto vocês sabem disso, mas o céu noturno é um grande calendário e um grande mapa. Com as constelações, podemos descobrir os pontos cardeais (isso normalmente aprendemos na escola), e podemos também marcar as épocas do ano. Não vou fazer um post gigante explicando isso, mas, de maneira "profunda como um pires" (como diria o Tadeu), as constelações têm época do ano, hora e direção certa para aparecer. Aí aquele "aproveitei o horário" no começo do parágrafo anterior faz todo o sentido. Sabendo a data, a hora, e pra qual direção estou olhando de minha janela, eu já esperava algo interessante de lá.
No caso, era a constelação de Escorpião; no final de março, em São Paulo, é visível lá pelo horizonte sudeste, um pouquinho mais pra leste, inteira mas ainda perto do horizonte lá pelas 23h e pouco. Ao longo da noite, vai em direção ao zênite. Por isso que fiquei feliz em "aproveitar o horário". É uma das minhas constelações favoritas; engraçado que ao longo dos anos mudam muito os motivos para isso - mas sempre há um bom motivo. As estrelas bonitas e brilhantes; o fato de ser uma constelação bem meridional (uma alegria de morar nessa latitude); amigos escorpianos; pontos no meu próprio mapa astral........
Realizei alguns esboços e desenhos dessa constelação, mas o trabalho que mais me satisfez tem mais a ver com outra coisa - ilustrações anatômicas do animalzinho daqui do chão:
Engraçado que volta e meia me comentam do escorpião ser um bichinho "malvado" ou com fama de suicida. E mais engraçado que... eu não vejo exatamente assim. Sim, eu tenho uma boa idéia das noções populares (e astrológicas) do escorpião. E eles de fato podem ser muito perigosos, mas... eles são comida de galinha também. Na verdade, o empurrãozinho para fazer essa pintura (e só em 2008 - pois há muitos anos o símbolo e a constelação me chamam a atenção) foi quando eu descobri (não sei o quanto é verdade) que todos os escorpiões têm sete segmentos no mesossomo ("corpo") e cinco no metassomo ("cauda"), mais o ferrão. Então eu peguei todas as fotos de referência que eu tinha e comecei a contar... incrível. Se vocês quiserem ver esse trabalho (inclusive contando os segmentos!), ele está em exposição na Galeria Cinesol/Sebo Arquipélago, até 18.04.
E qualquer dúvida/correção, fiquem à vontade para comentar.
Lijep pozdrav!
domingo, 29 de março de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)
#
bilježnica
bivol
bizon
bubamara
cibetka
člankonošci
crtež
čudnovati kljunaš
cvijeće
deva
dinosauri
drvo
dupin
fotografija
gazela
glodavci
grafika
harmonika
hena
jelen
keramika
knjiga
konj
krava
kuna
kunopas
lav
leptir
lisica
list
ljama
ljudi
ljuskavac
mačka
medvjed
mravojed
muzej
nebo
ovan
pas
pasanac
ptice
puma
riba
sisavac
šišmiš
školjka
škorpion
slikarstvo
štakori
svinja
tekst
tigar
tobolčari
Toše Proeski
vez
vuk
žaba
zec
zmaj