Essa é mais uma Martes flavigula; trabalhei a partir de um esboço feito no finzinho do ano passado, como um planejamento para xilogravura. Resolvi então "limpar" o desenho no computador, brincar com camadas e planejar as matrizes (ok que eu nem penso em prazo, nem escolhi a madeira... e tenho mais duas matrizes desenhadas na fila de gravação, mais algumas na fila de imprimir mais cópias, e por aí vai #vojvodina_feelings).
(Aliás, falando em várias camadas, cores, animais e xilo, vocês conhecem o trabalho da Norbertine von Bresslern-Roth? Façam uma busca de imagens ;D!)
Apesar de gostar bastante de vetorização (me lembra vários trampos bacanas no Museu de Zoologia e no de Anatomia Veterinária, além de ser uma brincadeira divertida), esse é meu primeiro post a respeito por aqui. Por um lado, pela minha formação técnica de designer, esse está longe de ser um terreno desconhecido; por outro, à exceção de um único trabalho na faculdade, não mostrei ou discuti muitos trabalhos pessoais utilizando esse recurso. De todo modo, fiquei com vontade de compartilhar isto por aqui...
Lijep pozdrav svima!
PS: 5ª Bienal de Gravura de Santo André, galera :D! Tô com uma xilo lá o/. Confiram também o trabalho do Rodolfo :-].
Mostrando postagens com marcador kuna. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador kuna. Mostrar todas as postagens
terça-feira, 30 de novembro de 2010
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Buntmarder
Estou bem feliz com os resultados recentes em acrílico. Esse é mais um que, assim como o tommy, tem aquela carinha retrô de ilustração de enciclopédia de história natural de meados do século XX - o tipo de coisa que encantou a infância de muita gente (bem, ao menos de quem, como eu, gosta de bichos). Outra semelhança com o tommy é aquele laranja vivo muito especial. Cores vivas estão até no nome desse mustelídeo. Eu não sei como ele se chama em português; em inglês é yellow-throated marten, "marta de garganta amarela".
Mas eu acho Buntmarder bem mais legal, pois bunt é uma das palavras alemãs que aprendi de modo mais divertido! Quer dizer "colorido" e, como me ensinaram isso na aula sobre roupas, a gente pensou em coisas bem ridículas, como um monte de cores brilhantes e nada a ver combinadas em várias formas geométricas, etc. Tivemos então um exercício de elaborar frases, o que gerou um [que eu nem sei se está certo, se não estiver *me corrijam*] Ich will zweihundertsiebenundfünfzig bunte Paar Havaianas kaufe! ("Eu vou comprar duzentos e cinqüenta e sete pares de Havaianas coloridas!" - números em alemão são lindos, não?). O tema da atividade era "o que você quer comprar para levar em uma viagem para a Alemanha"; obviamente meu objetivo imaginário era revenda :P.
E vocês achavam que eu coloquei o título em alemão pra soar mais sério, hein?
Exposições - Visitei semana passada a "Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia", na Pinacoteca do Estado, até o dia 22.08. Os temas geométricos chamaram bastante minha atenção, eu fiquei com vontade de aprender a trabalhar com ouro martelado, e o vídeo explicando as técnicas é bem bacana. Mas não preciso dizer o que me encantou mais foram as pecinhas sobre animais, não? Apreciando as estilzações, eu fiquei admirada pensando em como é bonita toda essa variedade de maneiras de entender uma criatura [isso tem bastante a ver com a minha leitura em curso do "Contra o método", do Paul Feyerabend ;-)].
Hvala lijepa svima :)
Até mais!
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Anything goes
Zdravo a todos :-)
Lembram que eu falei que "feriado serve pra isso [completar o acrílico da Buntmarder]"? Pois é, eu ainda não terminei aquela criaturinha laranja (se você pensou "olha, pode fazer par com o tommy", acertou :D!).
Felizmente, um dos motivos pra não ter terminado a Buntmarder é que eu gastei tempo em algumas coisas boas - no caso, desenhando um bicho asiático muito estranho chamado binturong.
Não disse que ele era estranho? Ele tem aquela cara de urso, cauda preênsil (o único outro mamífero carnívoro que a tem é o jupará, sabiam disso?), as pupilas de gato e aqueles tufinhos na orelha, de lince! E, pra completar, uns bigodões de bagre.
São alguns estudos a partir de referências fotográficas. Vocês estão bem mais acostumados a me ouvir falar de desenho de observação de modelo, o que recomendo vivamente, mas também me é agradável desenhar a partir de foto; a meu ver são duas práticas que se complementam e me ajudam pra caramba.
Escolhi como "chave" o lápis de cor lilás, que é um dos maiores lápis de cor da minha caixa (ao contrário dos castanhos e dos cinzentos que já estão miúdos); é o mesmo caso do lápis prateado. O bom de usar essas cores com as quais não estou habituada é que eu aproveito melhor o material que tenho e ainda por cima aprendo coisas novas...
E fica ainda mais legal quando eu começo a testar todas as cores (no caso, os Caran d'Ache da minha irmã *pausa dramática lembrando de quando eu descobri que карандаш é lápis em russo ¬¬*) em volta, não?
Essas são algumas martas - a Martes flavigula ao alto, e algumas outras martas européias, não me lembro bem quais, deve ter a Martes martes e algumas outras.
Observações celestes - Vênus está bem visível ao entardecer, lá pra norte-noroeste, com seu brilho absolutamente impressionante. Escorpião/Centauro/Cruzeiro do Sul/etc. estão visíveis logo no começo da noite, lá pra sudeste.
O solstício de inverno está chegando; não deixem de reparar nas luzes mais amareladas e aproveitar, em tardes mais limpas, o céu de um azul mais intenso. Outro dia fiz um passeio no Horto; não me lembro de tê-lo visitado tão perto do solstício, e com uma iluminação tão favorável. Recomendo - só cuidado com os carrapatos :P. E, ainda sobre o Horto, mês que vêm provavelmente o bosque de cerejeiras estará aberto a visitação, e elas estarão em flor. Recomendo também!
Até mais!
Lembram que eu falei que "feriado serve pra isso [completar o acrílico da Buntmarder]"? Pois é, eu ainda não terminei aquela criaturinha laranja (se você pensou "olha, pode fazer par com o tommy", acertou :D!).
Felizmente, um dos motivos pra não ter terminado a Buntmarder é que eu gastei tempo em algumas coisas boas - no caso, desenhando um bicho asiático muito estranho chamado binturong.
Não disse que ele era estranho? Ele tem aquela cara de urso, cauda preênsil (o único outro mamífero carnívoro que a tem é o jupará, sabiam disso?), as pupilas de gato e aqueles tufinhos na orelha, de lince! E, pra completar, uns bigodões de bagre.
São alguns estudos a partir de referências fotográficas. Vocês estão bem mais acostumados a me ouvir falar de desenho de observação de modelo, o que recomendo vivamente, mas também me é agradável desenhar a partir de foto; a meu ver são duas práticas que se complementam e me ajudam pra caramba.
Escolhi como "chave" o lápis de cor lilás, que é um dos maiores lápis de cor da minha caixa (ao contrário dos castanhos e dos cinzentos que já estão miúdos); é o mesmo caso do lápis prateado. O bom de usar essas cores com as quais não estou habituada é que eu aproveito melhor o material que tenho e ainda por cima aprendo coisas novas...
E fica ainda mais legal quando eu começo a testar todas as cores (no caso, os Caran d'Ache da minha irmã *pausa dramática lembrando de quando eu descobri que карандаш é lápis em russo ¬¬*) em volta, não?
Essas são algumas martas - a Martes flavigula ao alto, e algumas outras martas européias, não me lembro bem quais, deve ter a Martes martes e algumas outras.
Observações celestes - Vênus está bem visível ao entardecer, lá pra norte-noroeste, com seu brilho absolutamente impressionante. Escorpião/Centauro/Cruzeiro do Sul/etc. estão visíveis logo no começo da noite, lá pra sudeste.
O solstício de inverno está chegando; não deixem de reparar nas luzes mais amareladas e aproveitar, em tardes mais limpas, o céu de um azul mais intenso. Outro dia fiz um passeio no Horto; não me lembro de tê-lo visitado tão perto do solstício, e com uma iluminação tão favorável. Recomendo - só cuidado com os carrapatos :P. E, ainda sobre o Horto, mês que vêm provavelmente o bosque de cerejeiras estará aberto a visitação, e elas estarão em flor. Recomendo também!
Até mais!
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Exposições, dúvidas técnicas, itd.
Esses dias, resolvi tentar fazer monotipias. Por enquanto não deu muito certo, mas como algumas das tentativas incluíram martas, eis uma boa desculpa para postar figuras de arquivo das quais eu gosto:
Também visitei algumas exposições; uma delas foi a do Matisse na Pinacoteca. Entre os comentários que só a Viviam pode fazer, digo que as "estampas" recorrentes no trabalho dele ficam ainda mais interessantes pra quem gosta de roupas folclóricas, achei fantásticas as fotos com as pombas de estimação, e me espantei pensando "nossa, quanto desenho de modelo!" - até que alguns dias depois me peguei desenhando cavalos durante horas, direto......... e, claro, o cara detona na cor (bem, acho que isso muita gente fala).
A "Virada Russa", no CCBB, tem algumas coisas bem estranhas, em especial nas pinturas, o que muitas vezes é... ótimo :-). E eu quase pirei quando percebi que eu entendia algumas coisas escritas nos cartazes!!! (Só algumas, e poucas, claro... mas já foi o bastante pra eu me surpreender.)
E, enfim, fica a dica da exposição do Claudinei; além dos trabalhos do próprio, confiram também as obras do povo do ateliê - eu adorei os polvos da Cleide Yamasaki (e ela que me deu a dica de monotipias... só me resta eu aprender a fazer direito!).
Falando em técnicas, alguém aí tem alguma dica de pintura sobre vidro? (Não vale a técnica tradicional de vitral - exige forno, etc., e imagino que, inclusive, não seja o caso do vidro que eu tenho). Eu não faço a menor idéia do que usar - óleo, verniz com pigmento...? Sugestões são bem vindas!
Obrigada a você que veio aqui ver figuras mas leu tudo :D
Bok!
Também visitei algumas exposições; uma delas foi a do Matisse na Pinacoteca. Entre os comentários que só a Viviam pode fazer, digo que as "estampas" recorrentes no trabalho dele ficam ainda mais interessantes pra quem gosta de roupas folclóricas, achei fantásticas as fotos com as pombas de estimação, e me espantei pensando "nossa, quanto desenho de modelo!" - até que alguns dias depois me peguei desenhando cavalos durante horas, direto......... e, claro, o cara detona na cor (bem, acho que isso muita gente fala).
A "Virada Russa", no CCBB, tem algumas coisas bem estranhas, em especial nas pinturas, o que muitas vezes é... ótimo :-). E eu quase pirei quando percebi que eu entendia algumas coisas escritas nos cartazes!!! (Só algumas, e poucas, claro... mas já foi o bastante pra eu me surpreender.)
E, enfim, fica a dica da exposição do Claudinei; além dos trabalhos do próprio, confiram também as obras do povo do ateliê - eu adorei os polvos da Cleide Yamasaki (e ela que me deu a dica de monotipias... só me resta eu aprender a fazer direito!).
Falando em técnicas, alguém aí tem alguma dica de pintura sobre vidro? (Não vale a técnica tradicional de vitral - exige forno, etc., e imagino que, inclusive, não seja o caso do vidro que eu tenho). Eu não faço a menor idéia do que usar - óleo, verniz com pigmento...? Sugestões são bem vindas!
Obrigada a você que veio aqui ver figuras mas leu tudo :D
Bok!
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Crânios
Bem, aqui vai uma cópia em azul e preto da xilogravura de dois posts atrás:
Aproveitando um pouco o assunto (e pra deixar vocês um pouco mais felizes ao verem mais figuras nesse post :D), vou incluir mais alguns desenhos de crânios (tema recorrente no meu trabalho, acho que vocês perceberam...):
[grafite sobre papel - 26 x 40,5 cm - 2009 - aliás, o crânio desenhado é esse aqui que o Rodolfo fotografou... e prestem atenção nos dentes, o bichinho devia ser bem velho!]

Pozz!
PS: Ribeirão Preto, hein, gente? Até dia 25.09 :-).
Outro PS: Eu não cheguei a contar, mas esse post deve ter o recorde de marcadores! E o mais curioso é que, apesar de ser sobre crânios, veio um invertebrado junto...
Aproveitando um pouco o assunto (e pra deixar vocês um pouco mais felizes ao verem mais figuras nesse post :D), vou incluir mais alguns desenhos de crânios (tema recorrente no meu trabalho, acho que vocês perceberam...):
[grafite sobre papel - 26 x 40,5 cm - 2009 - aliás, o crânio desenhado é esse aqui que o Rodolfo fotografou... e prestem atenção nos dentes, o bichinho devia ser bem velho!]
Pozz!
PS: Ribeirão Preto, hein, gente? Até dia 25.09 :-).
Outro PS: Eu não cheguei a contar, mas esse post deve ter o recorde de marcadores! E o mais curioso é que, apesar de ser sobre crânios, veio um invertebrado junto...
#
člankonošci,
crtež,
grafika,
konj,
kuna,
škorpion,
slikarstvo,
tobolčari
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Gravuras e outras coisas
Lembram da xilogravura de cavalinho que eu comecei? Pois é, ela desandou... eu tentava imprimir, mexia um pouco, imprimia, mexia, e não ficava bom... então, em um momento de fúria, virei a matriz, peguei minhas goivas e fiz meio rápido uma gravura de crânio de marta.
A gravura foi praticamente de observação de uma pecinha de cerâmica:
É uma coisa engraçada me ocorre com gravura: por vezes, o trabalho rende bem mais quando parto da interpretação de alguma outra obra minha.
Outro exemplo é essa gravura de manons, que partiu de algumas têmperas:
Provavelmente, os resultados ocorrem pelo tipo de concentração, observação, síntese e tradução exigidas. E, claro, isso é válido para o caso geral de se reinterpretar um trabalho de uma técnica para outra!
-
Espero que a noite não esteja nublada, pois hoje vai ter um eclipse lunar penumbral; o "meio" (que deve ser a parte legal) é lá pelas 21h40 (a Lua entra na penumbra lá pelas 20h05 e sai pelas 23h15). Nota 1: A hora que eu passei é a de Brasília (arredondado, e espero que esteja certo!), mas tem uma variação de acordo com a longitude exata na qual você está. Nota 2: Não sei exatamente o que acontece exatamente em um eclipse penumbral; acho que a Lua muda um pouquinho de cor.
A gravura foi praticamente de observação de uma pecinha de cerâmica:
É uma coisa engraçada me ocorre com gravura: por vezes, o trabalho rende bem mais quando parto da interpretação de alguma outra obra minha.
Outro exemplo é essa gravura de manons, que partiu de algumas têmperas:
Provavelmente, os resultados ocorrem pelo tipo de concentração, observação, síntese e tradução exigidas. E, claro, isso é válido para o caso geral de se reinterpretar um trabalho de uma técnica para outra!
-
Espero que a noite não esteja nublada, pois hoje vai ter um eclipse lunar penumbral; o "meio" (que deve ser a parte legal) é lá pelas 21h40 (a Lua entra na penumbra lá pelas 20h05 e sai pelas 23h15). Nota 1: A hora que eu passei é a de Brasília (arredondado, e espero que esteja certo!), mas tem uma variação de acordo com a longitude exata na qual você está. Nota 2: Não sei exatamente o que acontece exatamente em um eclipse penumbral; acho que a Lua muda um pouquinho de cor.
Assinar:
Postagens (Atom)
#
bilježnica
bivol
bizon
bubamara
cibetka
člankonošci
crtež
čudnovati kljunaš
cvijeće
deva
dinosauri
drvo
dupin
fotografija
gazela
glodavci
grafika
harmonika
hena
jelen
keramika
knjiga
konj
krava
kuna
kunopas
lav
leptir
lisica
list
ljama
ljudi
ljuskavac
mačka
medvjed
mravojed
muzej
nebo
ovan
pas
pasanac
ptice
puma
riba
sisavac
šišmiš
školjka
škorpion
slikarstvo
štakori
svinja
tekst
tigar
tobolčari
Toše Proeski
vez
vuk
žaba
zec
zmaj












