quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Gravuras e outras coisas

Lembram da xilogravura de cavalinho que eu comecei? Pois é, ela desandou... eu tentava imprimir, mexia um pouco, imprimia, mexia, e não ficava bom... então, em um momento de fúria, virei a matriz, peguei minhas goivas e fiz meio rápido uma gravura de crânio de marta.


[xilogravura - 15 x 21 cm - 2009]


A gravura foi praticamente de observação de uma pecinha de cerâmica:


[cerâmica - c. 22 x 17 x 4 cm (conjunto) - 2009]


É uma coisa engraçada me ocorre com gravura: por vezes, o trabalho rende bem mais quando parto da interpretação de alguma outra obra minha.

Outro exemplo é essa gravura de manons, que partiu de algumas têmperas:


[água-forte e ponta-seca - 10 x 10 cm - 2007]


[têmpera sobre tela - 10 x 15 cm - 2007]


[têmpera sobre tela - 10 x 15 cm - 2007]


Provavelmente, os resultados ocorrem pelo tipo de concentração, observação, síntese e tradução exigidas. E, claro, isso é válido para o caso geral de se reinterpretar um trabalho de uma técnica para outra!

-

Espero que a noite não esteja nublada, pois hoje vai ter um eclipse lunar penumbral; o "meio" (que deve ser a parte legal) é lá pelas 21h40 (a Lua entra na penumbra lá pelas 20h05 e sai pelas 23h15). Nota 1: A hora que eu passei é a de Brasília (arredondado, e espero que esteja certo!), mas tem uma variação de acordo com a longitude exata na qual você está. Nota 2: Não sei exatamente o que acontece exatamente em um eclipse penumbral; acho que a Lua muda um pouquinho de cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário