quarta-feira, 22 de abril de 2009

Što je bilo, bilo je

É... desmontamos a exposição na segunda.

(...)

Bem, mas o Cinesol continuará com exposições legais: a próxima será da Janaina Tokitaka - com gravuras, desenhos e ilustrações (abre essa sexta, às 19h). Pensando nesse post de divulgação, lembrei que tenho um trabalho com um toque subliminar da própria:

[óleo sobre tela - 40 x 50 - 2008]


É um búfalo, certo? Certo... uma vez, eu estava na Veterinária, num dia chuvoso, e vi um búfalo peludo em uma baia escura... não cheguei a desenhar, mas fiquei com a luminosidade (ou melhor, a falta dela) na cabeça, e a idéia do vulto não muito definido do bicho.

Mas o mais engraçado é o que essa tela foi antes... ela era um papagaio de costas, na vertical, com bastante azul, cinzas e verdes (os azuis ainda se vêem, um pouco, na porta da baia; e ainda é possível ver um pouco da forma da ave, em empasto). E antes disso tinha sido uma árvore com alguns cavalos por perto [eu estava muito empolgada, na época, com as árvores do Ivan Shishkin (!)... é, eu tenho referências peculiares.]

Foi nessa primeira etapa que eu e a Janaína resolvemos pintar juntas esse quadro. Não lembro exatamente de como surgiu a idéia, mas de todo modo aconteceu. Foi só uma sessão, mas foi bem divertido e bizarro (você está pensando em pintar de um jeito e vai lá a pessoa e pinta de outro...). Pena que eu não tenho lá muita experiência com árvores, por isso acabou desandando... e, de todo modo, a Janaina aprovou quando, em outro momento, eu fiz o papagaio de costas. Igualmente, imagino/espero que ela vá gostar do búfalo também (bem como do post em geral).

Antes de entrar na faculdade e mesmo no começo dela, eu costumava me frustrar com as mudanças no processo da pintura; eu me perguntava "mas como eu não consigo acertar de primeira, etc.?". Bem... acho que ficou perceptível que isso mudou um bocado.

Vidimo se!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Dobro jutro!

Eu acordo de manhã cedo precisando imprimir portfólios, e o que eu faço?... Vou pintar a óleo (dentro do apartamento - saudável!) e atualizar o blog.

Bem, as pinturas são dois pequenos 20 x 30. Uma delas é de um morceguinho encontrado morto na faculdade; evidentemente, na ocasião desenhamos o bichinho:


[grafite sobre papel manteiga (excerto de caderno de campo) - 10 x 11,5 - ca. 2005-2006]



A outra é de crânios de gambá, do Museu de Zoologia. Na verdade, era um trabalhinho em acrílico pra ver se eu sabia fazer algo interessante com as tintas metalizadas. (Descobri que não sabia.) Mesmo que essa mistura de técnicas não seja a mais recomendável do mundo, resolvi pintar a óleo por cima (aproveitando o mini-acampamento montado em função da outra tela que eu comecei); foi uma boa idéia - sem dúvida o trabalho está me deixando muito mais satisfeita agora.

Não tenho nenhuma imagem de crânio de gambá já digitalizada nesse momento (afinal, isso é um post-relâmpago), mas há um desenho lá na exposição da Galeria Cinesol, até 18.04 (esse sábado!). E, por sinal, recomendo aqui o blog do Rodolfo (com quem estou expondo) (http://heterodino.blogspot.com).

Por hora, é isso. E obrigada a todos pelas visitas, sugestões, comentários, itd.!...
Vidimo se!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Bovini

Zdravo, pessoal.

Uma amiga minha, quando viu a série de cartõezinhos de visita, perguntou se não tinha um de vaca... é, infelizmente (ainda?) não tenho. Mas, em função disso (e também porque Mercúrio está no signo de Touro) aqui vão algumas vacas, búfalos e coisas parecidas:


[óleo sobre tela - 40 x 50 - 2008]



[grafite sobre papel (excerto de caderno de campo) - 21 x 29,7 - 2008]



[xilogravura sobre lonita - 35 x 35 com - 2007]



A xilogravura está na exposição da Galeria Cinesol (junto com outros trabalhos meus e trabalhos do Rodolfo), até dia 18.04 :-).

Pozz!

[PS: Um dos problemas do começo de um blog-portifólio é que é estranho, ao menos pra mim, postar o trabalho e observações "do nada" ("ni iz čega"). Eu tenho um monte de trabalhos bacanas dos últimos anos... mas como decidir qual colocar em qual momento? Então eu fico esperando alguma coisa pra dar o assunto - até pra deixar dicas sobre algumas motivações para o meu trabalho... enfim, e se alguém tiver alguma dúvida, ou sugestão para puxar conversa...... é só comentar!]

quinta-feira, 2 de abril de 2009

5

Olá.

Talvez você tenha chegado até aqui em função dos simpáticos cartõezinhos de visita que eu deixei na exposição (ou em alguma outra ocasião). E talvez você tenha reparado que eles são em cinco versões diferentes [sim, eu tenho esse hábito um pouco peculiar de fazer conjuntos de cartões desde os (remotos?) tempos do KK (ETE Carlos de Campos, onde cursei técnico em Design Gráfico)].

Abaixo, as imagens que foram adaptadas para os cartõezinhos - todas são desenhos de observação, feitos em diversos cadernos de campo:


[lápis de cor sobre kraft - 15 x 20 cm - ca. 2005]


[grafite sobre papel - 8,5 x 20 cm - ca. 2006]


[grafite sobre papel - 8,5 x 20 cm - ca. 2006]


[grafite sobre sulfite - 21 x 29,7 cm - ca. 2007]


[grafite sobre papel - 21 x 29,7 cm - 2008]


Pra quem viu os cartões impressos: "apagar" o papel reciclado quando você tem traço de grafite até que não é difícil, mas não me pergunte o que eu fiz no pra "sumir" com o papel kraft e manter o traço marrom - foi uma combinação de leve desespero no misturador de canais, e depois paciência com a borracha...

Por hora é isso... vidimo se!

PS desinteressante: ontem arrumei, revisei e limpei (a quantidade de poeira era incrível) algumas coisas guardadas embaixo da minha cama (!!!). Ressurgiram alguns trabalhos antigos, engraçados, e dos quais havia me esquecido por completo (isso é o que mais me impressiona).