quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Archaeopteryx

Bok pessoas :-)

Pelo visto, as xilos que eu anunciei no post anterior vão demorar pra sair, então lá vou eu com mais um "trabalho antigo que eu acho legal":

[xilogravura - 21 x 15 cm - 2005]

Essa é uma das minhas primeiras xilos (trocadilhistas nerds de plantão podem pensar "aaaah, pena que não é uma lito!...". E quem entender primeiro essa piada ganha um... bem... só o ""prazer"" de entender antes :P), e uma das minhas favoritas - apesar da impressão totalmente aventura, a óleo! Eu fiquei com muita vontade de postar isso, certeza, só não tenho certeza do porquê exato. Pode ser porque falei de xilo no post passado e senti que fiquei devendo uma imagem. Também pode ser porque nesse fim de semana eu vi, em uma feira de adoção, um galo (isso mesmo, um *galo*), e fiquei encantada com a beleza do bicho; talvez isso tenha me lembrado do quanto gosto dessa gravura. Aves me fascinam um bocado, desde seu aspecto geral até detalhes - as patas, as cores dos olhos, as penas...

Exposições - Já recomendei o Arnaldo Pedroso d'Horta lá na Pinacoteca, até dia 14.03.10, mas não tinha visitado o Hercules Florence, no mesmo local e até a mesma data. Vale especialmente por algumas das aquarelas de nuvens!

Observações astronômicas - agora o céu anda meio nublado, mas até que esteve bem limpinho durante o Carnaval e alguns dias depois. Consegui visualizar as Plêiades e descobri o verdadeiro significado da palavra *cintilando* - devido à *maravilha* que é o céu em São Paulo, as estrelinhas ora apareciam, ora desapareciam (experiências limítrofes de visibilidade rulez \o/!). Marte tem sido bem visível desde o início da noite, e eu tenho acompanhando a Lua Crescente; espero que o tempo esteja um pouco menos nublado durante a Cheia, em alguns dias. Além disso, finalmente consegui rever a constelação inteira do Escorpião, em uma madrugada que acabei acordando lá pelas 3h30 da manhã. Na ocasião também apreciei o Centauro e o Cruzeiro do Sul; já Arcturus estava tão brilhante que cheguei a tomar por Saturno, apesar de não fazer sentido algum que ele estivesse por ali!

(Eu sou assim mesmo: o fato de alguma coisa não fazer muito sentido não faz com que eu descarte de imediato a existência dela...)

Pozz ;D

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Uskoro!

Hallo, Leute! (Ou, na tradução particular da Viviam: "Hoje vamos falar sobre xilogravuras" ^___^)



Esses são dois esquemas pra xilogravura (disse que iríamos "falar sobre", apenas isso!...). Já arrumei a madeira (um pouco menor que 30 x 40 cm); eu nunca lixei tanto uma matriz, e tô com o maior orgulho de ter feito a madeira ficar com aquele brilho meio acetinado, lindo, parece olho-de-tigre (tinha que mencionar isso :P). Algumas mudanças estão decididas (por exemplo, *ignorem* o fundo de folhas no desenho do urso) e outras já ocorrem durante a própria gravação... aliás, até que imaginei que poderia terminar a do tigre pro Ano Novo Chinês - mas, pelo visto, vou ficar feliz se ficar pronta para o próximo equinócio!...

Exposições - recomendo vivamente a exposição do Arnaldo Pedroso d'Horta na Pinacoteca, até dia 14.03.10 (e isso é antes do equinócio, fiquem espertos!). É muito digna - logo na primeira sala já simpatizei com as padronagens e os recortes... então imaginem como eu reagi aos desenhos de esqueletos de animais! Depois segui pelos os vibrantes trabalhos de animais em nanquim, as xilogravuras, as imagens botânicas... tudo tão... biológico (muito estranho dizer isso, mas acho que resume bem, e principalmente resume o quanto gostei!).

Observações astronômicas - No último mês, em função do tempo chuvoso, só sonhando (o que literalmente me ocorreu!) pra ver as luzes do espaço no céu noturno; mas, no segundo dia da Lua Cheia, se não me falha a memória, tive a sorte de identificar Marte. Em compensação, quando o céu abre, é dos mais limpos que se pode ver em São Paulo; por volta das 22h é fácil localizar Órion, identificar as brilhantes Sirius e Canopus, todo o formato da Argo Navis, além do supracitado planeta vermelho (e quem pode também consegue ver as Plêiades, NÉ?......).

Por fim, hoje, durante a madrugada, dei aquela acordadinha básica lá pelas 2h30 da manhã, e tive a alegria de, depois de alguns meses, rever uma parte do Escorpião (as três estrelinhas da frente, mais Antares), junto da Lua Minguante nascente :-)...