sexta-feira, 25 de junho de 2010

Buntmarder

[acrílico sobre tela - 20 x 30 cm - 2010]

Estou bem feliz com os resultados recentes em acrílico. Esse é mais um que, assim como o tommy, tem aquela carinha retrô de ilustração de enciclopédia de história natural de meados do século XX - o tipo de coisa que encantou a infância de muita gente (bem, ao menos de quem, como eu, gosta de bichos). Outra semelhança com o tommy é aquele laranja vivo muito especial. Cores vivas estão até no nome desse mustelídeo. Eu não sei como ele se chama em português; em inglês é yellow-throated marten, "marta de garganta amarela".

Mas eu acho Buntmarder bem mais legal, pois bunt é uma das palavras alemãs que aprendi de modo mais divertido! Quer dizer "colorido" e, como me ensinaram isso na aula sobre roupas, a gente pensou em coisas bem ridículas, como um monte de cores brilhantes e nada a ver combinadas em várias formas geométricas, etc. Tivemos então um exercício de elaborar frases, o que gerou um [que eu nem sei se está certo, se não estiver *me corrijam*] Ich will zweihundertsiebenundfünfzig bunte Paar Havaianas kaufe! ("Eu vou comprar duzentos e cinqüenta e sete pares de Havaianas coloridas!" - números em alemão são lindos, não?). O tema da atividade era "o que você quer comprar para levar em uma viagem para a Alemanha"; obviamente meu objetivo imaginário era revenda :P.

E vocês achavam que eu coloquei o título em alemão pra soar mais sério, hein?

Exposições - Visitei semana passada a "Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia", na Pinacoteca do Estado, até o dia 22.08. Os temas geométricos chamaram bastante minha atenção, eu fiquei com vontade de aprender a trabalhar com ouro martelado, e o vídeo explicando as técnicas é bem bacana. Mas não preciso dizer o que me encantou mais foram as pecinhas sobre animais, não? Apreciando as estilzações, eu fiquei admirada pensando em como é bonita toda essa variedade de maneiras de entender uma criatura [isso tem bastante a ver com a minha leitura em curso do "Contra o método", do Paul Feyerabend ;-)].

Hvala lijepa svima :)
Até mais!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Anything goes

Zdravo a todos :-)

Lembram que eu falei que "feriado serve pra isso [completar o acrílico da Buntmarder]"? Pois é, eu ainda não terminei aquela criaturinha laranja (se você pensou "olha, pode fazer par com o tommy", acertou :D!).

Felizmente, um dos motivos pra não ter terminado a Buntmarder é que eu gastei tempo em algumas coisas boas - no caso, desenhando um bicho asiático muito estranho chamado binturong.


[lápis de cor sobre papel - 2010 - recomendo fullview ;-)]

Não disse que ele era estranho? Ele tem aquela cara de urso, cauda preênsil (o único outro mamífero carnívoro que a tem é o jupará, sabiam disso?), as pupilas de gato e aqueles tufinhos na orelha, de lince! E, pra completar, uns bigodões de bagre.

São alguns estudos a partir de referências fotográficas. Vocês estão bem mais acostumados a me ouvir falar de desenho de observação de modelo, o que recomendo vivamente, mas também me é agradável desenhar a partir de foto; a meu ver são duas práticas que se complementam e me ajudam pra caramba.

Escolhi como "chave" o lápis de cor lilás, que é um dos maiores lápis de cor da minha caixa (ao contrário dos castanhos e dos cinzentos que já estão miúdos); é o mesmo caso do lápis prateado. O bom de usar essas cores com as quais não estou habituada é que eu aproveito melhor o material que tenho e ainda por cima aprendo coisas novas...

E fica ainda mais legal quando eu começo a testar todas as cores (no caso, os Caran d'Ache da minha irmã *pausa dramática lembrando de quando eu descobri que карандаш é lápis em russo ¬¬*) em volta, não?


[lápis de cor sobre papel - 2009, acho.]

Essas são algumas martas - a Martes flavigula ao alto, e algumas outras martas européias, não me lembro bem quais, deve ter a Martes martes e algumas outras.

Observações celestes - Vênus está bem visível ao entardecer, lá pra norte-noroeste, com seu brilho absolutamente impressionante. Escorpião/Centauro/Cruzeiro do Sul/etc. estão visíveis logo no começo da noite, lá pra sudeste.

O solstício de inverno está chegando; não deixem de reparar nas luzes mais amareladas e aproveitar, em tardes mais limpas, o céu de um azul mais intenso. Outro dia fiz um passeio no Horto; não me lembro de tê-lo visitado tão perto do solstício, e com uma iluminação tão favorável. Recomendo - só cuidado com os carrapatos :P. E, ainda sobre o Horto, mês que vêm provavelmente o bosque de cerejeiras estará aberto a visitação, e elas estarão em flor. Recomendo também!

Até mais!