terça-feira, 30 de novembro de 2010

Buntmarder - vetorização

Essa é mais uma Martes flavigula; trabalhei a partir de um esboço feito no finzinho do ano passado, como um planejamento para xilogravura. Resolvi então "limpar" o desenho no computador, brincar com camadas e planejar as matrizes (ok que eu nem penso em prazo, nem escolhi a madeira... e tenho mais duas matrizes desenhadas na fila de gravação, mais algumas na fila de imprimir mais cópias, e por aí vai #vojvodina_feelings).

[vetor - 2009/2010]

(Aliás, falando em várias camadas, cores, animais e xilo, vocês conhecem o trabalho da Norbertine von Bresslern-Roth? Façam uma busca de imagens ;D!)

Apesar de gostar bastante de vetorização (me lembra vários trampos bacanas no Museu de Zoologia e no de Anatomia Veterinária, além de ser uma brincadeira divertida), esse é meu primeiro post a respeito por aqui. Por um lado, pela minha formação técnica de designer, esse está longe de ser um terreno desconhecido; por outro, à exceção de um único trabalho na faculdade, não mostrei ou discuti muitos trabalhos pessoais utilizando esse recurso. De todo modo, fiquei com vontade de compartilhar isto por aqui...

Lijep pozdrav svima!

PS: 5ª Bienal de Gravura de Santo André, galera :D! Tô com uma xilo lá o/. Confiram também o trabalho do Rodolfo :-].

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

5ª Bienal de Gravura de Santo André

Hallo, Leute!

[matriz de xilogravura - 15 x 27,5 cm - 2009]

Como vocês devem presumir a partir do título (ou não, vai saber), estou expondo um trabalho na 5ª Bienal de Gravura de Santo André; essa figura aí é a matriz do trabalho em questão. Recomendo - não só porque eu estou expondo, né, mas também porque tem *muitos* trabalhos, e trabalhos bons, e bons de várias maneiras diferentes. Eu gostei.

Anotem aí: Salão de Exposições do Paço Municipal; Praça IV Centenário, s/nº, Santo André - SP; de terça a sábado das 14h às 17h e das 18h às 21h; até dia 15.01.2011.

Vidimo se :D!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Aprendendo

Dobar dan ljudi! (Ili ""ljudi""... tko zna?)

Se você costuma ler este blog, provavelmente já percebeu que eu gosto bastante de desenho de observação :-). Uma das minhas grandes alegrias em nessa prática é ver que, ao passar anos desenhando determinados motivos e em determinados lugares, você aprende um monte de coisa nova.

[lápis e aquarela sobre papel (excertos de caderno de campo) - c. 10,5 x 14 cm (cada página - bem, acho que vocês perceberam que é o mesmo caderno de alguns posts anteriores...) - 2010]

Esse é um pônei que conheço mais ou menos desde 2005. Há algumas semanas, lá estava eu o desenhando de novo, e o bicho resolve ficar assim, dormindo deitado. Perguntei para a veterinária se isso era normal - eu achava que cavalos sempre dormiam de pé e nunca o tinha visto daquele jeito. Pra minha surpresa e alívio, ela disse que sim - cavalos dormem deitados por períodos muito curtos, de cerca de 30 ou 40 minutos. Só que pouca gente sabe disso porque normalmente eles o fazem no meio da madrugada, quando ninguém tá olhando mesmo - mas, como esse pônei é desencanado (só pra vocês terem uma idéia, é um mascote que fica numa baia estratégica, em um lugar de passagem, propício a levar cafuné de todos), ele não ligou de dormir com a minha pessoa o observando XD.

A parte de aquarela eu fiz em casa. Engraçado como o tipo de registro muda durante esse processo. O desenho só em grafite me parecia mostrar melhor os detalhes das relações entre as partes de um pônei deitado (coisa rara de se ver, né, é precioso!); já a aquarela, apesar de perder esses detalhes, amarrou bem melhor a sensação do peso e volume do bicho deitado, bem como texturas do pêlo e da cama.

Lijep pozdrav svima!