terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Encadernação romanesca 3/3

Olá, pessoas!

Enfim, a terceira e última parte do tutorial de encadernação romanesca. Agora sim, iremos para a costura!

Ressaltando: esse tutorial é exclusivo para uso pessoal e educativo, não-comercial. Entre em contato para qualquer outro uso, por favor!

Antes da costura, você deve fazer os furos na capa e nos cadernos; existem furadores próprios, que você encontra em lojas de artesanato ou costura, mas, no improviso, vale uma agulha mais grossa. Na costura mais simples, cada caderno tem dois furos - por conseguinte, a capa tem o dobro dessa quantidade. Sinceramente não tenho fórmulas para as medidas, importanté é que os cadernos não fiquem nem muito apertados, e nem muito soltos na capa.

A fórmula da costura pode parecer complicada (bem, eu fiz uma fórmula que eu nem sei se está certa só pra brincar um pouco mesmo!), mas na prática, acreditem em mim, é muito intuitivo.


Comece separando linha, se possível, o suficiente para costurar todo o livro. Eu costumo medir a distância entre os furos no caderno, multiplicar por dois, e multiplicar pelo número de cadernos depois. Em geral, até sobra linha depois dessa. Costumo utilizar linha para bordado, mas vocês escolhem livremente o que fica mais bacana. Afinal, a costura fica exposta e é decorativa!

Vamos pra parte que parece complicada, mas é fácil e intuitiva: comece juntando o caderno do meio na capa. Para facilitar, vamos numerar os cadernos de 1 a 5, chamar de a o furo do alto e de b o outro furo (seja do caderno, ou de uma das colunas da capa).


  • Se são cinco cadernos, o do meio é o de nº 3. Começamos com um nó simples para prender o caderno na capa, de dentro para fora. Agora a linha estará do lado externo da capa, e o caderno do meio estará preso apenas pelo furo superior - chamaremos esse furo de 3a.


  • Siga então para o furo de baixo da primeira coluna (1b). Agora a agulha e o fio estarão do lado de dentro da capa.


  • Então junte mais um caderno: passe a linha pelo furo b do caderno, depois pelo furo a, e saia pelo 1a da capa, juntando tudo.


  • Agora, o próximo será o logo em seguida do caderno do meio; nesse caso, é o caderno nº 4, e seguiremos para o furo 4b. Depois é só juntar o caderno 4, pelo mesmo procedimento da etapa anterior, e saindo pelo furo 4a...


  • Se você já fez encadernação, ou está fazendo agora, acho que já está pegando o espírito da brincadeira. O próximo caderno a se juntar é o nº 2. Siga então para o caderno nº 5. E depois? É só voltar pelo furo 3b para o caderno 3, juntar a linha no primeiro furo, dar um nó, e pronto!


  • Gente, se estiver muito confuso, avisem-me. Eu tento explicar melhor. Mas é fácil e intuitivo na prática...

    Depois de fazer um caderno mais simples, você pode tentar variações! Pode fazer dois ou até dois "bloquinhos" de costura. Pode utilizar um número maior de cadernos também, desde que seja um número ímpar. Para facilitar a vida de vocês, segue a ordem da costura dos cadernos para sete e nove cadernos:


  • Sete: 4, 1, 5, 2, 6, 3, 7


  • Nove: 5, 1, 6, 2, 7, 3, 8, 4, 9


  • E é isso. Espero que vocês possam se divertir um bocado criando os próprios cadernos. Comecei a encadernar há relativamente pouco tempo, achei apaixonante e quero dividir isso com vocês. Aprendi bastante com colegas. aos quais sou muito grata - mas também aprendi muito na internet, por isso acho mais do que justo dividir um tutorial. Qualquer dúvida ou sugestão, podem comentar. Se gostaram bastante do tutorial, considerem entrar em contato para adquirir alguma das gravuras ou cadernos artesanais ;)

    Hvala lijepa a todos!

    **Edição** - Links:
    - Parte 1/3 do tutorial
    - Parte 2/3 do tutorial

    segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

    Encadernação romanesca 2/3

    Se vocês acompanharam a primeira parte do tutorial de encadernação romanesca, já sabem do que se trata. Se não acompanharam, confiram! Essa é a segunda parte (e a mais eurovisiva e brilhante, haha).

    Lembrete, galera: tutorial exclusivo para uso pessoal e educativo, não-comercial. Por favor, entre em contato para qualquer outro uso! Se você gostou bastante do tutorial e gosta de trabalhos artesanais, não deixe de conhecer as gravuras e encadernações no blog e nas páginas ;)


    Conforme foi dito no capítulo anterior, a encadernação romanesca pede um número ímpar de cadernos. Sugiro cinco para começar.

    Calcule então as dimensões da capa. Lembre-se que, na montagem da capa (dura ou mole), você também deve considerar o sentido da fibra do papel. Para montar a capa dura, você precisará de црвени зелени жолти tecido, cartão e papel (a propósito, o cartão pode ser aquela base de bloco de papel de desenho), e para a capa mole sugiro a técnica de laminação, combinando tecido e papel. Acho que as imagens explicam o esquema, mas, qualquer dúvida, é só perguntar! Em ambos os casos, é bacana espalhar a cola com um rolinho, mas, na falta deste (improviso rules!), uma esponja dá conta do recado. Na laminação, costumo fazer uma capa um pouco maior, refilar, e depois dar um acabamento com cola nas bordas (para que o tecido não desfie).

    Já disse que hoje que improviso rules? Vocês podem combinar de diferentes maneiras o papel, o tecido e o cartão para criar a capa. Vocês também podem utilizar outros materiais como papel de parede, qualquer coisa de tecido (barra de calça, etc.)... experimentem!

    No próximo tutorial - a terceira e última parte -, teremos a costura. Até mais, lindxs :D!

    **Edição** - Links:
    - Parte 1/3 do tutorial
    - Parte 3/3 do tutorial

    Encadernação romanesca 1/3

    Olá mundo!

    Mais uma vez (já nem sei mais quantos posts começo assim), desculpem-me pelo ritmo mais espaçado de postagens. Pretendo compensar, apresentando uma pequena série tri fofinha: um tutorial de encadernação romanesca :).

    Não sou nenhuma especialista em encadernação. Quaisquer sugestões de aperfeiçoamento e dicas são bem-vindas. A encadernação é uma arte cheia de detalhes, em especial no acabamento, e o objetivo desses tutoriais é apenas dar uma visão geral desse tipo de costura. Sugiro que vocês comecem com papeis de rascunho (terão os bloquinhos de nota mais prendados da paróquia :D), e depois passem para outros materiais mais sofisticados, se o quiserem.

    Importante lembrar: esses tutoriais são destinados para uso pessoal e educativo, não-comercial. Para quaisquer outros usos, por favor, contate-me.

    Espero que vocês gostem :) (A propósito, se gostarem muito e quiserem apoiar meu trabalho de algum modo, cogitem a aquisição de alguma gravura ou caderno artesanal!)


    Esse primeiro tutorial é bem básico; na verdade, serve para vários tipos de encadernação.

    A primeira coisa que devemos verificar, ao planejar a construção de um livro artesanal, é o sentido da fibra do papel. O papel é feito de fibras que se entrelaçam mas, durante o processo de fabricação, um dos sentidos é o dominante. Para descobrir qual é, faça como na figura 1: pressione levemente o papel, como se fosse o dobrar, e verifique se ele "cede" mais no eixo horizontal ou vertical (no caso de uma folha retangular, normalmente é no eixo vertical). O ideal é fazer todas as dobras paralelas ao sentido da fibra do papel - ou seja, nesse sentido da menor resistência -, o que quebra menos as fibras.

    Agora vamos fazer os cadernos. Se vocês repararem, muitos livros/encadernações são compostos de vários bloquinhos de folhas dobradas; a esses blocos, chamamos cadernos. A dica é cortar a folha no dobro do tamanho da página, e dobrar ao meio. Para melhorar o acabamento, o legal mesmo é fazer a dobra paralela ao sentido da fibra do papel, e utilizar uma dobradeira ou algo similar para auxiliar. Eu normalmente uso uma colher de madeira, aquelas de imprimir xilo. Até um cartão plástico pode servir na hora do improviso :).

    Se vocês repararem, no caderno pronto, a borda do corte dianteiro (ou seja, a parte oposta à dobra) fica desalinhada. A dica é refilar essa parte: posicione a régua de metal (NÃO façam com régua de plástico, o risco de acidentes é maior) e corte, várias vezes, suavemente e do início ao fim, com um estilete de lâmina bem afiada. Sejam cuidadosos, amiguinhos!

    E é isso. A encadernação romanesca é caracterizada por um número ímpar de cadernos, a partir de cinco. Então minha sugestão é que vocês preparem cinco cadernos.

    Até a próxima, čuvajte se!

    **Edição** - Links:
    - Parte 2/3 do tutorial
    - Parte 3/3 do tutorial