sábado, 28 de maio de 2011

Aquila chrysaetos

[grafite e lápis de cor sobre papel - A4 - 2011]

Semelhanças com o "Mali medo" do post anterior não são mera coincidência - igualmente parti de fotos e usei grafite, lápis de cor (normal e aquarelável) e metalizado. O que foi diferente dessa vez é que combinei várias fotos de referência! Mas se eu não contar (e vocês não forem especialistas em águias, acho) vocês não percebem, o resultado me parece bem coeso...

O Rodolfo disse que "parece que ela está rindo"; resolvi tornar a brincadeira mais falseável e dizer que "ela está rindo especificamente de alguém" (ok que de todo modo esse enunciado não é lá muito científico - como a gente verifica que uma águia ri? - mas isso é só um detalhe).

Exposições - Muito fofa e divertida a exposição "A Arte na mecânica do movimento", no Centro Cultural Fiesp (até dia 26.06.). Cheguei lá sem ter a menor idéia do que se tratava e não imaginava minimamente que tinha aquela parte histórica enorme e fantástica de caixinhas de música complexas e uns bonecos incríveis (mas meio assustadores :P). A monitoria também me chamou bastante a atenção - os monitores fazem os objetos se mexerem e explicam bastante sobre sua história, os materiais e o funcionamento; isso faz a exposição ser ainda mais peculiar.

Observações celestes - Outra noite, devia ser entre 23h e 0h, observei da minha "janela leste" a cauda do Escorpião (na qual se destaca a azulada Shaula), bem no alto, e mais próximo do horizonte um conjunto de estrelas formando uma espécie de semi-círculo. Pensei, no chutão, que talvez fosse a Coroa Austral, constelação próxima a Sagitário. Mas depois pesquisei no mapa e vi que, pela magnitude e posição, era uma parte mesmo do Sagitário - muito provavelmente incluindo as estrelas de Nunki, Nanto e Kaus Borealis.

Já durante o dia, não faz muito tempo, vi um arco-íris enorme e brilhante no meio da tarde! Muito lindo '^__^!

E uma dica: o próximo eclipse lunar total será no dia 15 de junho de 2011, visível (se o céu estiver limpo, né) ao nascer da Lua, isto é, no fim da tarde (que bom, a não ser que você esteja na Nova Zelândia e arredores e pegue o eclipse ao - uh? - "pôr-da-Lua", não vai ter que acordar às cinco da manhã \o/).

Lijep pozdrav =)!

sábado, 14 de maio de 2011

Mali medo

[grafite e lápis de cor sobre papel - A4 - 2011]


[Ok, moram priznati da to nije mali medo :P]


Esse é um estudo em grafite e lápis de cor, a partir de uma fotografia. Comecei esse urso em particular porque a referência tinha bastante detalhes dos olhos, do nariz e da boca. Também me diverti litros fazendo os pêlos, foi uma aventura - gostei muito de misturar os cinzas, os lápis metalizados (prateado e dourado), e os castanhos.

Pois é, estou indo longe na história de "ilustração mais tradicional de bichinhos" :P......

comentei que, apesar de gostar bastante de desenhar a partir do animal vivo (até pra ter uma boa desculpa pra ficar admirando um bichinho por um tempão), igualmente "considero muito" desenhar de foto. Como dizem por aí, "anything goes" - e as práticas se complementam :-).

Observações celestes - Na quinta-feira, tive a sorte de pegar um céu razoavelmente limpo de madrugada, lá pelas 5h40 da manhã, e observar parte da (er, como chamá-la?) "conjunção de maio de 2011" - isto é, pude observar Vênus, Júpiter e Mercúrio, bem próximos. Marte tambem estaria visível, só que estava mais próximo do horizonte e havia uma nuvem por ali. Mesmo que o tempo de madrugada ande bem nublado no geral, vale a pena acordar cedinho e tentar apreciar esse fenômeno, é realmente muito bonito!

Vidimo se ;D!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Calopsita

[lápis e caneta nanquim sobre papel (excertos de caderno de campo) + cores no computador - c. 10,5 x 14 cm (pra quem ainda não decorou as dimensões XD) - 2011]

Só deixando um esboço ligeiro que eu fiz ontem, de observação, seguido de um pouco de diversão no computador ^__^. E antes que alguém me pergunte: não, gente, as palavras croatas aleatórias não querem dizer "calopsita" :P.

Observações celestes
- Ontem o céu estava até que limpo; pena que meu sono me impediu de tentar ver algo da chuva de meteoros :P. Há alguns anos, em uma madrugada de abril, certa vez observei algumas estrelas cadentes a mais; lembrando da época do ano e da direção, não acho improvável que tenha sido uma chuva de meteoros, foi bem bonito...

Agora o Escorpião é visível a leste já no início da noite, o Centauro inteiro e o Cruzeiro mais ao sul, a amarela e brilhante Arcturus mais ao norte, Spica com Saturno no alto do céu, e o Leão a noroeste (sempre que vejo o Leão, de cabeça pra baixo aqui no hemisfério Sul, lembro do Feyerabend ficando tonto com o céu da Nova Zelândia :P).

Sobre o que podemos ver de manhã cedo, o pessoal do ESO tirou uma foto fantástica de Vênus, Mercúrio, Júpiter, Marte, e ainda a Lua. Mesmo considerando que o fotógrafo está todo feliz em Paranal, nada impede os madrugadores de São Paulo de dar uma espiada ao leste nesse mês de maio e contar um pouco de sorte para observar esses quatro planetas tão próximos...

Pozz!