sábado, 28 de maio de 2011
Aquila chrysaetos
Semelhanças com o "Mali medo" do post anterior não são mera coincidência - igualmente parti de fotos e usei grafite, lápis de cor (normal e aquarelável) e metalizado. O que foi diferente dessa vez é que combinei várias fotos de referência! Mas se eu não contar (e vocês não forem especialistas em águias, acho) vocês não percebem, o resultado me parece bem coeso...
O Rodolfo disse que "parece que ela está rindo"; resolvi tornar a brincadeira mais falseável e dizer que "ela está rindo especificamente de alguém" (ok que de todo modo esse enunciado não é lá muito científico - como a gente verifica que uma águia ri? - mas isso é só um detalhe).
Exposições - Muito fofa e divertida a exposição "A Arte na mecânica do movimento", no Centro Cultural Fiesp (até dia 26.06.). Cheguei lá sem ter a menor idéia do que se tratava e não imaginava minimamente que tinha aquela parte histórica enorme e fantástica de caixinhas de música complexas e uns bonecos incríveis (mas meio assustadores :P). A monitoria também me chamou bastante a atenção - os monitores fazem os objetos se mexerem e explicam bastante sobre sua história, os materiais e o funcionamento; isso faz a exposição ser ainda mais peculiar.
Observações celestes - Outra noite, devia ser entre 23h e 0h, observei da minha "janela leste" a cauda do Escorpião (na qual se destaca a azulada Shaula), bem no alto, e mais próximo do horizonte um conjunto de estrelas formando uma espécie de semi-círculo. Pensei, no chutão, que talvez fosse a Coroa Austral, constelação próxima a Sagitário. Mas depois pesquisei no mapa e vi que, pela magnitude e posição, era uma parte mesmo do Sagitário - muito provavelmente incluindo as estrelas de Nunki, Nanto e Kaus Borealis.
Já durante o dia, não faz muito tempo, vi um arco-íris enorme e brilhante no meio da tarde! Muito lindo '^__^!
E uma dica: o próximo eclipse lunar total será no dia 15 de junho de 2011, visível (se o céu estiver limpo, né) ao nascer da Lua, isto é, no fim da tarde (que bom, a não ser que você esteja na Nova Zelândia e arredores e pegue o eclipse ao - uh? - "pôr-da-Lua", não vai ter que acordar às cinco da manhã \o/).
Lijep pozdrav =)!
sábado, 14 de maio de 2011
Mali medo
[Ok, moram priznati da to nije mali medo :P]
Esse é um estudo em grafite e lápis de cor, a partir de uma fotografia. Comecei esse urso em particular porque a referência tinha bastante detalhes dos olhos, do nariz e da boca. Também me diverti litros fazendo os pêlos, foi uma aventura - gostei muito de misturar os cinzas, os lápis metalizados (prateado e dourado), e os castanhos.
Pois é, estou indo longe na história de "ilustração mais tradicional de bichinhos" :P......
Já comentei que, apesar de gostar bastante de desenhar a partir do animal vivo (até pra ter uma boa desculpa pra ficar admirando um bichinho por um tempão), igualmente "considero muito" desenhar de foto. Como dizem por aí, "anything goes" - e as práticas se complementam :-).
Observações celestes - Na quinta-feira, tive a sorte de pegar um céu razoavelmente limpo de madrugada, lá pelas 5h40 da manhã, e observar parte da (er, como chamá-la?) "conjunção de maio de 2011" - isto é, pude observar Vênus, Júpiter e Mercúrio, bem próximos. Marte tambem estaria visível, só que estava mais próximo do horizonte e havia uma nuvem por ali. Mesmo que o tempo de madrugada ande bem nublado no geral, vale a pena acordar cedinho e tentar apreciar esse fenômeno, é realmente muito bonito!
Vidimo se ;D!
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Calopsita
[lápis e caneta nanquim sobre papel (excertos de caderno de campo) + cores no computador - c. 10,5 x 14 cm (pra quem ainda não decorou as dimensões XD) - 2011]
Só deixando um esboço ligeiro que eu fiz ontem, de observação, seguido de um pouco de diversão no computador ^__^. E antes que alguém me pergunte: não, gente, as palavras croatas aleatórias não querem dizer "calopsita" :P.
Observações celestes - Ontem o céu estava até que limpo; pena que meu sono me impediu de tentar ver algo da chuva de meteoros :P. Há alguns anos, em uma madrugada de abril, certa vez observei algumas estrelas cadentes a mais; lembrando da época do ano e da direção, não acho improvável que tenha sido uma chuva de meteoros, foi bem bonito...
Agora o Escorpião é visível a leste já no início da noite, o Centauro inteiro e o Cruzeiro mais ao sul, a amarela e brilhante Arcturus mais ao norte, Spica com Saturno no alto do céu, e o Leão a noroeste (sempre que vejo o Leão, de cabeça pra baixo aqui no hemisfério Sul, lembro do Feyerabend ficando tonto com o céu da Nova Zelândia :P).
Sobre o que podemos ver de manhã cedo, o pessoal do ESO tirou uma foto fantástica de Vênus, Mercúrio, Júpiter, Marte, e ainda a Lua. Mesmo considerando que o fotógrafo está todo feliz em Paranal, nada impede os madrugadores de São Paulo de dar uma espiada ao leste nesse mês de maio e contar um pouco de sorte para observar esses quatro planetas tão próximos...
Pozz!
Assinar:
Postagens (Atom)
#
bilježnica
bivol
bizon
bubamara
cibetka
člankonošci
crtež
čudnovati kljunaš
cvijeće
deva
dinosauri
drvo
dupin
fotografija
gazela
glodavci
grafika
harmonika
hena
jelen
keramika
knjiga
konj
krava
kuna
kunopas
lav
leptir
lisica
list
ljama
ljudi
ljuskavac
mačka
medvjed
mravojed
muzej
nebo
ovan
pas
pasanac
ptice
puma
riba
sisavac
šišmiš
školjka
škorpion
slikarstvo
štakori
svinja
tekst
tigar
tobolčari
Toše Proeski
vez
vuk
žaba
zec
zmaj