segunda-feira, 4 de julho de 2011
Carneiro castanho (WIP)
Como vocês devem ter notado nos posts anteriores da águia e do urso, curti [/sviđa-mi-se] bastante fazer trabalhos detalhados de lápis de cor; neste aqui, misturei alguns desenhos de observação e acertei alguns detalhes com fotos. Ele ainda está em um ponto bem inicial: pretendo continuar com essas referências e mais a boa e velha memória, em especial em relação às cores.
Além disso, resolvi testar um papel aleatório. Não tenho qualquer desculpa conceitual nem tentativa de parecer mais inteligente com esse papel milimetrado - é simplesmente algo que faz parte das minhas atividades (nele treino caligrafia, por exemplo) e no qual de vez em quando desenho (certamente tive vontade de fazer algo mais detalhado depois da exposição do Escher - vide abaixo). Durante esse trabalho ainda inicial de lápis de cor, já tenho notado que a vibração do milimetrado laranja dá uns efeitos óticos estranhos junto com a os traços da pelagem :P...
Observações celestes - Lá pelas 21h/22h, já é a constelação de Sagitário que domina minha "janela leste". Outra noite, acordei às 3h da manhã e, apesar do frio, não resisti e resolvi espiar a "janela norte", de onde era possível apreciar o "grande triângulo boreal" (Vega de Lira, Altair de Águia e Deneb de Cisne), assim como Pégaso e, quase no leste, Júpiter.
No dia 15 de junho, tivemos outro eclipse lunar total, desta vez no início da noite. O tempo estava um pouco nublado e não cheguei a ver a parte mais bacana do eclipse (a Lua laranja); quando consegui acompanhar alguma coisa já era possível ver um fio brilhante da Lua. Ainda assim, o fenômeno não deixou de me impressionar!
Exposições - Se você ainda não visitou a exposição do MC Escher no CCBB (até dia 17. 07.), procure separar um tempinho para isso! Merecidamente, está mega-cheio de fim-de-semana; então, pra quem prefere um pouquinho mais de tranqüilidade, fica a dica de tentar visitar cedinho durante a semana e evitar os últimos dias.
Eu sabia que o Escher era inteligente e fazia alguns bichinhos, mas não sabia que era tanto! Fiquei admirada com o quão fundo ele com seu detalhismo matemático (se hoje, com computadores por todos os lados, não me lembro de qualquer artista o fazendo, imaginem isso em 1950!...), não é à toa que ele está entre os artistas favoritos do povo de Exatas :P. Outro aspecto com o qual fiquei impressionada é a precisão técnica das suas gravuras (aspecto no qual talvez eu jamais tinha reparado; isso deve ser comum pois quase sempre se pensa mais no Escher como o cara das ilusões de ótica e coisas afins). Resumindo: recomendo =)!
Vidimo se ;D!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
#
bilježnica
bivol
bizon
bubamara
cibetka
člankonošci
crtež
čudnovati kljunaš
cvijeće
deva
dinosauri
drvo
dupin
fotografija
gazela
glodavci
grafika
harmonika
hena
jelen
keramika
knjiga
konj
krava
kuna
kunopas
lav
leptir
lisica
list
ljama
ljudi
ljuskavac
mačka
medvjed
mravojed
muzej
nebo
ovan
pas
pasanac
ptice
puma
riba
sisavac
šišmiš
školjka
škorpion
slikarstvo
štakori
svinja
tekst
tigar
tobolčari
Toše Proeski
vez
vuk
žaba
zec
zmaj
Nenhum comentário:
Postar um comentário