Mais um pássaro - desta vez, um que vocês podem encontrar aqui mesmo em São Paulo: um sanhaço-cinzento (a propósito, é impressão minha ou tem mais sabiá cantando esse ano?...). Tive a felicidade de ver um deles há pouco dias atrás. Tudo o que eu vi foi algo azul-claro-brilhante voando para um arbusto próximo; segui para procurá-lo na folhagem e confirmar o que era. Confirmei, ele fez aquela cara de "droga, a humana me achou D: !" e voou novamente.
[grafite e lápis de cor de vários tipos sobre papel - c. 16 x 16 cm - 2012]
Essa foi, digamos, uma segunda tentativa de desenhar um sanhaço-cinzento. A primeira desandou - fiz um contorno em verde-escuro, em caneta gel, que até ficou razoável, mas falhei na colorização, com os azuis ficando opacos demais (esta segunda versão está melhor, ainda que não eu tenha obviamente atingido o azul brilhante das aves: acho que ninguém consegue com pigmentos). Então resolvi aproveitar a segunda tentativa para voltar a trabalhar mais com a combinação de lápis de cor, lápis metalizados e grafite, sem canetas ou nanquim, como eu trabalhei bastante em 2010 e 2011.
A respeito do papel, também queria um papel meio envelhecido e amarelado. O único papel disponvel nestas condições (sem arriscar tirar nenhuma página dos "Pensadores" lá em casa) era um desses orientais/neutros/quem-sabe que eu comprei para imprimir gravura, e é *completamente adequado* para lápis de cor bem-apontado (~ NOT ~). No fim das contas, o amarelado e a textura ornaram super-bem com o cinzento-azulado do pássaro...
Lijep pozdrav svima!
PS: Esse é o post 1000000 :D [em binário, claro XD].
Nenhum comentário:
Postar um comentário