sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Minidesenho em minilivro

Dobro jutro a todos!

Mais trabalhos em nanquim. É uma miniconcha (nem tão mini assim, ok - conhecedores reais de conchas sabem de quantas e quantas maravilhinhas se escondem na areia!) com algo artrópode dentro - um bernardo-minieremita, talvez?

O minilivro é trabalho da fofa e prendada Adriana Bento :)


[caneta nanquim sobre minilivro - páginas do tamanho aproximado de um post-it - 2013]

Usei canetas 04, 01 e 005. A limitação nas dimensões do papel é um exercício interessante pois, por mais que você procure fazer o trabalho com detalhamento, você é em algum momento obrigado a fazer o desenho quase em estenografia... ou seja, acaba descobrindo mais recursos de combinações de sinais em nanquim. [Esta informação foi útil e compreensível pra você que desenha? S/N]

Além desta conchinha, também pretendo desenhar outros miniitens - penas, outras conchas, borboletinhas...

Obrigada pela visita :D! Aproveitem e espiem igualmente o meu portfólio no Carbonmade e o Twitter (que voltei a atualizar). Se quiserem, deixem comentários ou entrem em contato por e-mail, serão bem-vindos!

Até mais o/



sábado, 5 de outubro de 2013

Raposa da estepe (ou outra raposa)

Dobar dan, gente boa!

Como talvez vocês tenham acompanhado no zoografica.carbonmade.com, estou treinando bastante com caneta nanquim. Lá tem algumas aves (e fiz mais algumas que ainda não publiquei), uma concha, e talvez vocês tenham visto a pena de pica-pau (se chegaram aqui pelo cartão novo de visita). Então resolvi incluir um bicho felpudo este embalo recente:




[caneta nanquim - c. A5 (acho que não comentei, mas é um caderno, o mesmo do pavão) - 2013]


Desenhei a partir de uma foto de Vulpes corsac, a raposa da estepe, mas acho que ficou bem mais com carinha da raposa vermelha comum, Vulpes vulpes (até parece que eu saberia as diferenciar direito em um desenho sem cores ~se alguém duvida: not~).

Estou com duas canetas, uma 0.4 e uma 0.1, e procurei misturar o uso de ambas para conseguir a textura da pelagem. Desenhar mamíferos com nanquim é um pouco engraçado, porque você não sabe quando parar esse trabalho de textura... com aves, é um pouco diferente, especialmente se, na maior parte do processo, você está preocupado em definir cada pena. A concha também foi assim: tão logo está descrito tudo o que é mais importante, o desenho acaba - a impressão é que ele se conclui quase sozinho. No entanto, na raposa, ele ainda não está pronto, e já esteve pronto muitas vezes antes: senti muito mais que deveria decidir eu mesma quando o desenho está completo...

Se alguém tem curiosidade sobre a frase de efeito entre aspas, é um pedaço de uma música que estava na minha cabeça enquanto eu fazia o esboço, Još i danas zamiriše trešnja - e é claro que a versão que eu recomendo é a do Toše Proeski ^_^.

Lijep vikend svima :)!