sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Cairina moschata - esboços

Sabe quando você pensa: estou com uma tremenda vontade de desenhar patos? (E especificamente o Cairina moschata.)

Bom, provavelmente vocês não sabem. Eu mesma não sabia, até esta semana.

Então lá fui eu para o parque desenhar! Apesar de todas as aves bonitas e interessantes - dos gansos às miudinhas lavadeiras, passando por garças, socós e quero-queros -, os desenhos que ficaram mais bacanas mesmo foram do pato.


Todas as figuras são esboços de um caderno de campo aproximadamente em A5. Utilizei aquela caneta-pincel para caligrafia - é prática demais da conta! O papel é um vegetal verdinho meio esquisito; a cor só é nítida quando você sobrepõe algumas folhas. Engraçado que, quando desenhei o "primeiro" pato (na verdade, são todos desenhos do mesmo exemplar), acabei pulando algumas páginas... nas demais, o fundo aparece claro porque tomei o cuidado de não virar uma página de cada vez, então tive que escanear com um sulfite no meio pros desenhos não se misturarem todos.





I to je to...

Bom fim de semana a todo mundo!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Pavões - xilogravura

No capítulo anterior... "Até breve (quem sabe mais breve que a média, ultimamente =P)!"

Aí a criatura aqui passa mais de mês sem postar nada. Favor peguem senha para me julgar. Bom, mas finalmente estou de volta (de novo!), e postando mais de uma figura, para compensar.

[matriz no estado de "só falta viabilizar tudo"]

[secar as gravuras primeiro. descobrir onde vai dormir, depois]

Detalhe que essas impressões são *do final de setembro*. Demorei um tempo pensando se carimbava algo, e o que carimbava, e se acrescentava alguma caligrafia. Não que eu tenha pensado nisso esses meses todos - pensei um pouco, esqueci porque estava fazendo um monte de outras coisas deixei a questão parada e, afinal, acabei optando por fazer uma versão um cadinho maior e mais elaborada do carimbo que uso desde meados do ano passado. Se você tem curiosidade de saber o que está escrito, trata-se apenas três números de Fibonacci - 5, 8 e 13 - escritos com numerais cirílicos. (O barato é que eu usei o carimbo por praticamente um ano sem me tocar que a soma desses algarismos é 26 o.O)

[xilogravura - c. 12 x 38 cm - 2014] 

[xilogravura - também deve ser coisa de 12 x 38 cm - 2014]

Imprimi em quatro versões: papel oriental bem amarelo, papel de arroz (acho, não comi pra saber o gosto), um outro papel japonês com floquinhos dourados e prateados, e mais um papel amarelo, mas claro e fininho

[as quatro versões!]

Por enquanto é isso. Lembrando: se alguém se interessar em adquirir alguma cópia, entre em contato pelo e-mail para combinar ;)

Lijep tjedan svima!