domingo, 7 de agosto de 2016

Microraptor


Zdravo a todos!

Continuando a série de dinossauros no caderno A7 - desta vez, com um dinossauro realmente miúdo, um dos menores (excluindo as aves, claro) descobertos: o Microraptor, criaturinha que viveu há 120 milhões de anos onde hoje é o nordeste da China.



 
Sim, acreditem, pessoas, esse trem cheio de pena que não devia pesar 1kg é dinossauro sim, não ave! Até nas pernas ele tinha asas. Impressionante, não? E não tem desculpa, as penas estavam todas carimbadas no fóssil. Tão bem carimbadas que deu até pra ter uma ideia dos melanossomos: provavelmente o bichinho era preto brilhante; tentei fazer os efeitos óticos com caneta nanquim 0.1 e 0.05.

A libélula no segundo desenho não foi aleatória. Já encontraram indícios de mamíferos, aves e peixes em barriguinhas fossilizadas de Microraptor, mas eu não imagino que ele tenha motivos para rejeitar um lanchinho de inseto. Tive a paciência de virar a internet acadêmica e achar um pdf parcialmente em chinês para ter uma referência de libélula da mesma época e local do Microraptor... não que eu tenha desenhado direito... mas ao menos eu me esforcei na pesquisa.

Por enquanto, é isso... obrigada por acompanharem, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário