domingo, 7 de agosto de 2016
Microraptor
Zdravo a todos!
Continuando a série de dinossauros no caderno A7 - desta vez, com um dinossauro realmente miúdo, um dos menores (excluindo as aves, claro) descobertos: o Microraptor, criaturinha que viveu há 120 milhões de anos onde hoje é o nordeste da China.
Sim, acreditem, pessoas, esse trem cheio de pena que não devia pesar 1kg é dinossauro sim, não ave! Até nas pernas ele tinha asas. Impressionante, não? E não tem desculpa, as penas estavam todas carimbadas no fóssil. Tão bem carimbadas que deu até pra ter uma ideia dos melanossomos: provavelmente o bichinho era preto brilhante; tentei fazer os efeitos óticos com caneta nanquim 0.1 e 0.05.
A libélula no segundo desenho não foi aleatória. Já encontraram indícios de mamíferos, aves e peixes em barriguinhas fossilizadas de Microraptor, mas eu não imagino que ele tenha motivos para rejeitar um lanchinho de inseto. Tive a paciência de virar a internet acadêmica e achar um pdf parcialmente em chinês para ter uma referência de libélula da mesma época e local do Microraptor... não que eu tenha desenhado direito... mas ao menos eu me esforcei na pesquisa.
Por enquanto, é isso... obrigada por acompanharem, até mais!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
#
bilježnica
bivol
bizon
bubamara
cibetka
člankonošci
crtež
čudnovati kljunaš
cvijeće
deva
dinosauri
drvo
dupin
fotografija
gazela
glodavci
grafika
harmonika
hena
jelen
keramika
knjiga
konj
krava
kuna
kunopas
lav
leptir
lisica
list
ljama
ljudi
ljuskavac
mačka
medvjed
mravojed
muzej
nebo
ovan
pas
pasanac
ptice
puma
riba
sisavac
šišmiš
školjka
škorpion
slikarstvo
štakori
svinja
tekst
tigar
tobolčari
Toše Proeski
vez
vuk
žaba
zec
zmaj
Nenhum comentário:
Postar um comentário