domingo, 25 de abril de 2010

Gravura

Finalmente busquei o escorpiãozinho com a impressão em duas matrizes lá na USP!


[litografia - 21 x 15 cm - 2008]


Não, a figura não está errada. Disse que busquei o escorpiãozinho, mas não que o escaneei nem nada assim :P...... mas como já fazia um tempo que eu queria me manifestar por aqui, então vamos com outra figura mesmo - por sinal, um dos meus trabalhos favoritos (e em uma das técnicas que eu mais gosto).

Inicialmente ele foi pensado como uma espécie de emblema, com essa cara de brasão. Depois percebi que era bem adequado par um ex-libris, e em função desse aspecto prático - inclusive algumas das cópias moram em livros meus :-) - planejei a dimensão deles. A técnica é uma mistura de tuche (por que meu primeiro impulso foi escrever "tuš"?) com lápis litográfico, aplicado úmido em algumas áreas para gerar traços mais contínuos e escuros.

Observações astronômicas - Há alguns dias, ao observar de relance uma semi-esfera brilhante e muito amarelada um pouco escondida atrás das árvores, próximo ao horizonte, pensei: "mas de onde veio essa caixa d'água?"..... só depois me toquei de que era a Lua crescente se pondo! Mas acreditem em mim - o tom amarelado estava bem impressionante e incomum.

Além dos corpos celestes, ultimamente tenho prestado um pouco mais de atenção na atmosfera. Outro dia choveu durante o dia, e, à noite, as nuvens estavam agrupadas mas havia áreas de céu limpo, por onde as estrelas brilhavam muito. Nada como sentar e esperar a movimentação das nuvens, vendo as estrelas aparecem, desaparecerem, terem as suas cores alteradas... e, durante o dia, é me fascinante olhar para o azul do céu e pensar na inimáginável quantidade de energia que, vinda do espaço, atinge a nossa atmosfera e faz com que ela apresente essa cor...

Vidimo se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário