sexta-feira, 25 de junho de 2010

Buntmarder

[acrílico sobre tela - 20 x 30 cm - 2010]

Estou bem feliz com os resultados recentes em acrílico. Esse é mais um que, assim como o tommy, tem aquela carinha retrô de ilustração de enciclopédia de história natural de meados do século XX - o tipo de coisa que encantou a infância de muita gente (bem, ao menos de quem, como eu, gosta de bichos). Outra semelhança com o tommy é aquele laranja vivo muito especial. Cores vivas estão até no nome desse mustelídeo. Eu não sei como ele se chama em português; em inglês é yellow-throated marten, "marta de garganta amarela".

Mas eu acho Buntmarder bem mais legal, pois bunt é uma das palavras alemãs que aprendi de modo mais divertido! Quer dizer "colorido" e, como me ensinaram isso na aula sobre roupas, a gente pensou em coisas bem ridículas, como um monte de cores brilhantes e nada a ver combinadas em várias formas geométricas, etc. Tivemos então um exercício de elaborar frases, o que gerou um [que eu nem sei se está certo, se não estiver *me corrijam*] Ich will zweihundertsiebenundfünfzig bunte Paar Havaianas kaufe! ("Eu vou comprar duzentos e cinqüenta e sete pares de Havaianas coloridas!" - números em alemão são lindos, não?). O tema da atividade era "o que você quer comprar para levar em uma viagem para a Alemanha"; obviamente meu objetivo imaginário era revenda :P.

E vocês achavam que eu coloquei o título em alemão pra soar mais sério, hein?

Exposições - Visitei semana passada a "Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia", na Pinacoteca do Estado, até o dia 22.08. Os temas geométricos chamaram bastante minha atenção, eu fiquei com vontade de aprender a trabalhar com ouro martelado, e o vídeo explicando as técnicas é bem bacana. Mas não preciso dizer o que me encantou mais foram as pecinhas sobre animais, não? Apreciando as estilzações, eu fiquei admirada pensando em como é bonita toda essa variedade de maneiras de entender uma criatura [isso tem bastante a ver com a minha leitura em curso do "Contra o método", do Paul Feyerabend ;-)].

Hvala lijepa svima :)
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário