terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Encadernação romanesca 3/3

Olá, pessoas!

Enfim, a terceira e última parte do tutorial de encadernação romanesca. Agora sim, iremos para a costura!

Ressaltando: esse tutorial é exclusivo para uso pessoal e educativo, não-comercial. Entre em contato para qualquer outro uso, por favor!

Antes da costura, você deve fazer os furos na capa e nos cadernos; existem furadores próprios, que você encontra em lojas de artesanato ou costura, mas, no improviso, vale uma agulha mais grossa. Na costura mais simples, cada caderno tem dois furos - por conseguinte, a capa tem o dobro dessa quantidade. Sinceramente não tenho fórmulas para as medidas, importanté é que os cadernos não fiquem nem muito apertados, e nem muito soltos na capa.

A fórmula da costura pode parecer complicada (bem, eu fiz uma fórmula que eu nem sei se está certa só pra brincar um pouco mesmo!), mas na prática, acreditem em mim, é muito intuitivo.


Comece separando linha, se possível, o suficiente para costurar todo o livro. Eu costumo medir a distância entre os furos no caderno, multiplicar por dois, e multiplicar pelo número de cadernos depois. Em geral, até sobra linha depois dessa. Costumo utilizar linha para bordado, mas vocês escolhem livremente o que fica mais bacana. Afinal, a costura fica exposta e é decorativa!

Vamos pra parte que parece complicada, mas é fácil e intuitiva: comece juntando o caderno do meio na capa. Para facilitar, vamos numerar os cadernos de 1 a 5, chamar de a o furo do alto e de b o outro furo (seja do caderno, ou de uma das colunas da capa).


  • Se são cinco cadernos, o do meio é o de nº 3. Começamos com um nó simples para prender o caderno na capa, de dentro para fora. Agora a linha estará do lado externo da capa, e o caderno do meio estará preso apenas pelo furo superior - chamaremos esse furo de 3a.


  • Siga então para o furo de baixo da primeira coluna (1b). Agora a agulha e o fio estarão do lado de dentro da capa.


  • Então junte mais um caderno: passe a linha pelo furo b do caderno, depois pelo furo a, e saia pelo 1a da capa, juntando tudo.


  • Agora, o próximo será o logo em seguida do caderno do meio; nesse caso, é o caderno nº 4, e seguiremos para o furo 4b. Depois é só juntar o caderno 4, pelo mesmo procedimento da etapa anterior, e saindo pelo furo 4a...


  • Se você já fez encadernação, ou está fazendo agora, acho que já está pegando o espírito da brincadeira. O próximo caderno a se juntar é o nº 2. Siga então para o caderno nº 5. E depois? É só voltar pelo furo 3b para o caderno 3, juntar a linha no primeiro furo, dar um nó, e pronto!


  • Gente, se estiver muito confuso, avisem-me. Eu tento explicar melhor. Mas é fácil e intuitivo na prática...

    Depois de fazer um caderno mais simples, você pode tentar variações! Pode fazer dois ou até dois "bloquinhos" de costura. Pode utilizar um número maior de cadernos também, desde que seja um número ímpar. Para facilitar a vida de vocês, segue a ordem da costura dos cadernos para sete e nove cadernos:


  • Sete: 4, 1, 5, 2, 6, 3, 7


  • Nove: 5, 1, 6, 2, 7, 3, 8, 4, 9


  • E é isso. Espero que vocês possam se divertir um bocado criando os próprios cadernos. Comecei a encadernar há relativamente pouco tempo, achei apaixonante e quero dividir isso com vocês. Aprendi bastante com colegas. aos quais sou muito grata - mas também aprendi muito na internet, por isso acho mais do que justo dividir um tutorial. Qualquer dúvida ou sugestão, podem comentar. Se gostaram bastante do tutorial, considerem entrar em contato para adquirir alguma das gravuras ou cadernos artesanais ;)

    Hvala lijepa a todos!

    **Edição** - Links:
    - Parte 1/3 do tutorial
    - Parte 2/3 do tutorial

    Um comentário:

    1. Parabéns pelo blog e pelo tutorial!! Está muito melhor e mais compreensível do que muitos vídeos no YouTube!! Super me ajudou! ❤️

      ResponderExcluir