segunda-feira, 2 de maio de 2016

Todor [7]

E mais uma gravura do Toše Proeski.

[xilogravura - 2016 - c. 15 x 10 cm]


Definitivamente essa não é uma foto que euzinha Viviam escolheria para fazer uma gravura, por vários motivos. Um deles é que apagaram as pintinhas no rosto do rapaz - marquinhas estas que tornam a sua aparência ainda mais agradável, e que todos os bons desenhistas de Toše Proeski conhecem de cor. Mas como eu estava respondendo ao desafio "fazer uma gravura de Toše com referência escolhida pelo coleguinha"... então vamos lá.

Esse trabalho foi realizado ainda em março. Não publiquei antes porque resolvi mandar algumas cópias de surpresa para o amigo em questão, na Macedônia, e elas demoraram um tempão para chegar. Ele merecia a estreia ^^.

Foi uma gravura bem difícil de fazer, e o resultado me surpreendeu; parece algo além de mim. Se vocês olharem com atenção dava até pra escrever sobre muitas, muitas referências... mas ia ficar um texto pedante e sem-graça, por isso deixo essa tarefa com a imaginação do visitante. Só digo que ficou com cara de gravura popular latino-americana. Não me perguntem de onde eu exatamente tirei isso. Acho que é porque é uma xilogravura, de um tema popular, e feita na América Latina.

Como já sabemos, costumo fazer as séries em papéis de várias cores.



Resolvi tirar umas cópias com tinta azulada também (e papéis de mais cores!)


E aí eu aproveitei e tirei, com a tinta azul, mais algumas cópias de matrizes anteriores :3.




Eu continuo me surpreendendo com o quanto essa história está indo longe :D

Голем поздрав ^^!

Nenhum comentário:

Postar um comentário