sábado, 7 de janeiro de 2017

Todor [9,8]

E, mais uma vez, o zoográfica começa o ano no Natal pelo calendário juliano - e com mais uma gravura do Toše Proeski. Sim, a matriz de número 9. A brincadeira continua indo longe, muito longe, sem limites :)

[xilogravura sobre papel - c. 10,5 x 15,5 cm - 2017]

A publicação no Natal não é nenhuma coincidência. Se você olhar o horário da postagem, verá que ele é bastante incomum para o meu padrão. Escolhi essa data. E corri bastante durante essa semana para cumprí-la - planejando a imagem, gravando, imprimindo um teste e uma pequena série em tinha a base d'água... e finalmente cheguei nesse resultado!

Comentei que, nessa minha ausência temporária do zoográfica, passei algum tempo estudando desenho digital. Parte do planejamento das luzes e sombras dessa gravura passou por um trabalho prévio com a mesa digitalizadora, novamente a partir de foto (se vocês bem repararam, a gravura n° 5 também é parte desse ensaio do Toše com o Pidgey a pomba). Tudo foi muito rápido nessa gravura, mas vejo resultados positivos, em especial na boca - uma parte que considero muito difícil de gravar. Outra novidade para quem [quem? carece de fontes] está reparando na série: essa é a minha primeira composição do Toše com a imagem na horizontal.

Aproveitando o mini-acampamento de gravura com a tinta em degradê índigo azul-preto, não pude deixar de tirar mais uma pequena série da gravura n° 8... mesmo considerando que já tenho nove variantes.

[xilogravura sobre papel - c. 10,5 x 15,5 cm - 2017]


E igualmente não pude deixar de tirar umas fotos do próprio acampamento de materiais de gravura, também :)




Nota importante: comprei o papel na pressa e só tinha o Hahnemüler de 300g/m². E eu. imprimi. isso. tudo. com. c.o.l.h.e.r. . C . o . l . h . e . r ! Considerem essas áreas escuras, o horário incomum para mim, tudo :O :O :O!

Eu não disse que a brincadeira estava realmente sem limites? :)

---

E, enfim, antes que eu me esqueça: Среќен Божиќ :D!

Nenhum comentário:

Postar um comentário