segunda-feira, 22 de maio de 2017

Inkayacu e as cores dos pinguins

Olá, pessoal!

Não sei se vocês repararam, mas já faz quase um ano que minhas postagens aqui são:

- Dinossauros (meu lado cientista)
- Gravuras do Toše (meu lado adolescente balcânica)

Bem, se considerarmos que aves são dinossauros, aí já passou um cadinho de um ano :). E vamos continuar a contagem, pois a figura hoje é um pinguim pré-histórico.


[grafite sobre papel - detalhe de um trabalho em A4 - 2017]

- Pinguim é tão fofinho! (pessoa olhando o desenho)
- Fofinho nada, esse aí tem seu tamanho (cerca de 1,5m, bem a altura da pessoa em questão)

O Inkayacu paracaensis foi descrito em 2010. Viveu onde hoje é o Peru há 36 milhões de anos atrás - mesmo assim, já era relativamente parecido com pinguins modernos. Entre as principais diferenças, temos o tamanho do bico e a coloração.

E dá pra saber a coloração, Viviam?

Saber, sabeeeer assim temos limites, mas dá pra fazer uma estimativa bacana sim. Algumas penas do Inkayacu foram preservadas - e tão finamente que é possível detectar estruturas microscópicas chamadas melanossomos, que são um dos fatores responsáveis pela coloração das penas. E, a partir daí, descobriram que muitas penas do Inkayacu eram... cinzas e castanhas?


[grafite sobre papel + azpainter - A4 - 2017]

É, gente, cinza e castanho. Castanho avermelhado até.

Mas nessa hora que entra a arte ~da arte. As penas testadas eram das asas e uma pena fofinha isolada não se sabe exatamente de onde. É a partir desses dados que podemos estimar as cores do bicho! Algumas reconstruções retratam o Inkayacu todo cinza nas costas e castanho na barriga. Ainda que eu goste muito de especulações em paleoarte (e vocês estão livres pra fazer as suas em casa), preferi fazer um pinguim mais próximo do convencional, pois o padrão barriguinha bem clara/costas escuras é muito vantajoso como camuflagem na água. As penas vermelhas teriam assim uma distibuição mais restrita, resultando assim em um padrão mais próximo dos pinguins modernos: claro + escuro + um colorido a mais de enfeite porque, enfim, aves né.

E, como se esse pinguim não pudesse ser mais legal, seu nome vem do quechua e quer dizer "imperador da água".

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Obrigada pela leitura e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário