domingo, 28 de janeiro de 2018

Rato da areia

Com um pouco de atraso, finalmente 2018 começa no zoográfica! Puf puf!

Lendo o excelente Synapsid Notebook (recomendo leiam serião), tomei conhecimento da existência do simpático Psammomys obesus - literalmente: rato gordo da areia. Sim!


[lápis de cor sobre papel - A4 - 2018]

Modéstia à parte: até parece que eu tenho noção do que eu estou fazendo, não é? Claro que sempre tem detalhe pra melhorar. Por exemplo, a barra de escala no total representa 2 cm mas, como eu não manjo muito de fazer escala, bem capaz de estar errada :P Enfim, correções são bem-vindas!

Fatos rápidos sobre esse trenzinho (informações mais precisas e técnicas você encontra na fonte):

- dentre os roedores domésticos, seu parente mais chegado é o gerbil (Meriones unguiculatus)
- ele consegue sobreviver em ambientes desérticos comendo plantas suculentas;
- o problema é que essas plantas além de água são cheias de sal, então ele precisa de rins NINJAS pra processar isso;
- como ele come muitas folhas, ele desenvolve diabetes caso seja alimentado com a dieta saudável para a maioria dos roedores (grãos e sementes);
- ou seja, por trás dessa carinha de desentendido, temos um animal de metabolismo único e peculiar.

O mundo dos roedores é muito interessante! Você acha que são todos bolinhas de pêlo com bigodes e nada em particular mas, nos detalhes e em profundidade, eles surpreendem...

Como será o ritmo de postagens do zoográfica em 2018? Nem eu sei. Vamos acompanhar!

Obrigada e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário