"Como assim, Natal?"
É. Natal. Como vamos começar o ano em clima macedônio, melhor seguir o calendário ortodoxo local, não?
[xilogravura - c. 15 x 10 cm - 2015-2016]
Última xilo de 2015 e primeira de 2016, já que comecei a gravar em um ano, terminei e imprimi em outro.
Esta é minha quinta gravura do Toše Proeski! É incrível demais para acreditar! Novamente é baseada em fotografia (e uma das mais conhecidas dele, por sinal. Tudo bem, acho que todo mundo que já desenhou Toše, desenhou essa foto...).
Modéstia à parte, acho que estou começando a fazer direito. Finalmente consegui gravar a barba a contento. E é duro não ser o Dürer na hora de fazer as mãos, mas até que ficou bacaninha. Eu ia fazer as sombras em meio-tom, mas achei que ficou legal com o contraste forte e deixei assim mesmo.
Estava na dúvida se imprimia no papel miúdo
Além do papel branco, testei em um papel oriental (a segunda cópia da fileira) e em alguns papéis coloridos.
Eu só tinha papel castanho-alaranjado o bastante para tirar uma cópia, e aproveitei para testar a margem maior.
[Só você, a cópia diferentona. A obra-prima de Dürer. A pérola de Hokusai. A trilha do Cavaleiro Azul. O cordel mágico. Etc.]
Dentre "meus papéis favoritos", só faltou imprimir no papel oriental com floquinhos dourados e prateados, que eu não tinha no momento. Preciso arrumar e tirar mais umas cópias! Estou feliz em começar o ano com gravura e com essas perspectivas :)
Muito obrigada a todo mundo que acompanhou o blog em 2015, e um ótimo 2016 com muita gravura, desenho e ~esses trens~ que amamos :D
Pozdrav!
Nenhum comentário:
Postar um comentário