segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Uskoro!

Hallo, Leute! (Ou, na tradução particular da Viviam: "Hoje vamos falar sobre xilogravuras" ^___^)



Esses são dois esquemas pra xilogravura (disse que iríamos "falar sobre", apenas isso!...). Já arrumei a madeira (um pouco menor que 30 x 40 cm); eu nunca lixei tanto uma matriz, e tô com o maior orgulho de ter feito a madeira ficar com aquele brilho meio acetinado, lindo, parece olho-de-tigre (tinha que mencionar isso :P). Algumas mudanças estão decididas (por exemplo, *ignorem* o fundo de folhas no desenho do urso) e outras já ocorrem durante a própria gravação... aliás, até que imaginei que poderia terminar a do tigre pro Ano Novo Chinês - mas, pelo visto, vou ficar feliz se ficar pronta para o próximo equinócio!...

Exposições - recomendo vivamente a exposição do Arnaldo Pedroso d'Horta na Pinacoteca, até dia 14.03.10 (e isso é antes do equinócio, fiquem espertos!). É muito digna - logo na primeira sala já simpatizei com as padronagens e os recortes... então imaginem como eu reagi aos desenhos de esqueletos de animais! Depois segui pelos os vibrantes trabalhos de animais em nanquim, as xilogravuras, as imagens botânicas... tudo tão... biológico (muito estranho dizer isso, mas acho que resume bem, e principalmente resume o quanto gostei!).

Observações astronômicas - No último mês, em função do tempo chuvoso, só sonhando (o que literalmente me ocorreu!) pra ver as luzes do espaço no céu noturno; mas, no segundo dia da Lua Cheia, se não me falha a memória, tive a sorte de identificar Marte. Em compensação, quando o céu abre, é dos mais limpos que se pode ver em São Paulo; por volta das 22h é fácil localizar Órion, identificar as brilhantes Sirius e Canopus, todo o formato da Argo Navis, além do supracitado planeta vermelho (e quem pode também consegue ver as Plêiades, NÉ?......).

Por fim, hoje, durante a madrugada, dei aquela acordadinha básica lá pelas 2h30 da manhã, e tive a alegria de, depois de alguns meses, rever uma parte do Escorpião (as três estrelinhas da frente, mais Antares), junto da Lua Minguante nascente :-)...

2 comentários:

  1. Respostas
    1. passei pra madeira e até comecei a gravar, mas está parado... (sim, mudo de planos, ideias e tudo o mais... mas quem sabe não mudo de novo......)

      Excluir