quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Lobos - xilogravura

Achavam que eu ia deixar vocês sem nenhum post em outubro, hein?

[xilogravura sobre papel - 10 x 48 cm - 2010 - recomendo fullwiew]

Lixei essa madeira lá pelo fim de agosto, e pela mesma época devo ter riscado e começado a gravar (ah, é - lembrei agora que elaborei partes do desenho em um caderninho, cerca de uma semana antes, no metrô!). Aí ela ficou parada um tempo e, depois do feriado de 12 de outubro (acho), fiquei empolgada para retomar ^__^. Pra variar, eu sou perita em gravar em madeiras irregulares, o que acrescenta surpresa e *emoção* na hora de imprimir (além de te obrigar a usar uma colher).

*Modéstia mode off*, estou cada vez mais feliz com as minhas xilos! Finalmente estou achando as relações positivo/negativo, explorando a variedade de goivas (em especial a faca, o formão e a goiva em V - reparem na pelagem) e criando paciência para detalhes (por exemplo os olhos, os dentes, as patas...). Também gostei bastante de como a composição e o desenho fizeram tudo ficar com uma cara de ilustração de conto folclórico...

Outro detalhe legal: essa madeira está aqui está em casa há um tempão - mais de dois ou três anos, se bobear. É um mero pedaço de pinus que veio de uma caixa que desmontei (o que explica o seu formato panorâmico-plus e as marcas de prego no canto), só que esta, por sua vez, veio da... Rússia! Ganhei de presente (sim, se não ficou claro ganhei *a caixa vazia* de presente) - afinal, reza a lenda que pinus que cresce em lugar frio é um pouco menos fofinho. Claro que a origem da caixa não é necessariamente a mesma da madeira, mas, de todo modo, está aqui a caixa com um endereço distante e mais material pra xilo...

Observações celestes - ultimamente tenho colocado as anotações gerais sobre os astros no Twitter, mas algumas coisas precisam de mais caracteres. A madrugada entre os dias 11 e 12 de outubro estava com condições de visibilidade fantásticas para o padrão de São Paulo, combinando algumas nuvens, movendo-se razoavelmente rápido, com áreas de céu bastante limpo. Não sei se era a umidade do ar (?! - isso faz sentido?), mas as estrelas todas pareciam especialmente brilhantes; foi muito bom apreciar Júpiter, Sírius, Canopus, e toda a variedade de cores das estrelas de Órion.

Lijep pozdrav svima!

4 comentários:

  1. *mãos coçando* Preciso voltar a xilar também!
    Legal o resultado dos pêlos ^^

    ResponderExcluir
  2. hvala lijepa :)! eu também acho que você precisa voltar a xilar - e sem contar que eu aprendi bastante observando seu trabalho, hehe ;).

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito deste 'stop motion' em madeira, Viviam!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  4. nossa, lilly, eu não tinha pensado nisso! engraçado ver que meu gosto por animação acaba influenciando trabalhos sem eu imaginar :P.
    obrigada :D!

    ResponderExcluir