terça-feira, 16 de novembro de 2010

Aprendendo

Dobar dan ljudi! (Ili ""ljudi""... tko zna?)

Se você costuma ler este blog, provavelmente já percebeu que eu gosto bastante de desenho de observação :-). Uma das minhas grandes alegrias em nessa prática é ver que, ao passar anos desenhando determinados motivos e em determinados lugares, você aprende um monte de coisa nova.

[lápis e aquarela sobre papel (excertos de caderno de campo) - c. 10,5 x 14 cm (cada página - bem, acho que vocês perceberam que é o mesmo caderno de alguns posts anteriores...) - 2010]

Esse é um pônei que conheço mais ou menos desde 2005. Há algumas semanas, lá estava eu o desenhando de novo, e o bicho resolve ficar assim, dormindo deitado. Perguntei para a veterinária se isso era normal - eu achava que cavalos sempre dormiam de pé e nunca o tinha visto daquele jeito. Pra minha surpresa e alívio, ela disse que sim - cavalos dormem deitados por períodos muito curtos, de cerca de 30 ou 40 minutos. Só que pouca gente sabe disso porque normalmente eles o fazem no meio da madrugada, quando ninguém tá olhando mesmo - mas, como esse pônei é desencanado (só pra vocês terem uma idéia, é um mascote que fica numa baia estratégica, em um lugar de passagem, propício a levar cafuné de todos), ele não ligou de dormir com a minha pessoa o observando XD.

A parte de aquarela eu fiz em casa. Engraçado como o tipo de registro muda durante esse processo. O desenho só em grafite me parecia mostrar melhor os detalhes das relações entre as partes de um pônei deitado (coisa rara de se ver, né, é precioso!); já a aquarela, apesar de perder esses detalhes, amarrou bem melhor a sensação do peso e volume do bicho deitado, bem como texturas do pêlo e da cama.

Lijep pozdrav svima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário