sexta-feira, 6 de maio de 2011

Calopsita

[lápis e caneta nanquim sobre papel (excertos de caderno de campo) + cores no computador - c. 10,5 x 14 cm (pra quem ainda não decorou as dimensões XD) - 2011]

Só deixando um esboço ligeiro que eu fiz ontem, de observação, seguido de um pouco de diversão no computador ^__^. E antes que alguém me pergunte: não, gente, as palavras croatas aleatórias não querem dizer "calopsita" :P.

Observações celestes
- Ontem o céu estava até que limpo; pena que meu sono me impediu de tentar ver algo da chuva de meteoros :P. Há alguns anos, em uma madrugada de abril, certa vez observei algumas estrelas cadentes a mais; lembrando da época do ano e da direção, não acho improvável que tenha sido uma chuva de meteoros, foi bem bonito...

Agora o Escorpião é visível a leste já no início da noite, o Centauro inteiro e o Cruzeiro mais ao sul, a amarela e brilhante Arcturus mais ao norte, Spica com Saturno no alto do céu, e o Leão a noroeste (sempre que vejo o Leão, de cabeça pra baixo aqui no hemisfério Sul, lembro do Feyerabend ficando tonto com o céu da Nova Zelândia :P).

Sobre o que podemos ver de manhã cedo, o pessoal do ESO tirou uma foto fantástica de Vênus, Mercúrio, Júpiter, Marte, e ainda a Lua. Mesmo considerando que o fotógrafo está todo feliz em Paranal, nada impede os madrugadores de São Paulo de dar uma espiada ao leste nesse mês de maio e contar um pouco de sorte para observar esses quatro planetas tão próximos...

Pozz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário