sexta-feira, 7 de abril de 2017

Herrerasaurus da discórdia - WIP

Bom dia, gente boa!

Eu deveria estar fazendo um monte de coisa séria, mas resolvi parar e compartilhar esse contorno de Herrerasaurus:

[HERRERASAURUS   i s   c o n f u s e d !]

Foi feito no AzPainter a partir do modelo do Scott Hartman (e, bem, a rigor usei também o Gimp para ajustar a pose). Na verdade é só um desenho preparatório, mas achei que ficou bonitinho assim e resolvi publicar nesse ponto.

O Herrerasaurus viveu no que hoje é a Argentina há coisa de uns 230 milhões de anos (MUITO tempo até em termos de dinossauros), e, se eu entendi os dados, as estimativas de peso variam muito... 200kg? 300 kg? Parece "pouco" perto de clássicos como o T. rex, mas pensa num treco duas-três vezes mais pesado que um avestruz, só que cheio de dentes de carnívoro x__x. É algo a se pensar na hora de reconstruir as pernas!

A classificação do Herrerasaurus é ~polêmica~, já se discutiu muito se: era mesmo um dinossauro, ou um dinossauro basal, saurísquio basal, um sauropodomorfo (!!!), e recentemente era considerado um provável terópodo basal e eu estava tranquila assim... isso até aquele estudo do mês passado que colocou o Herrerassaurus fora do Ornithoscelida, mas próximo dos sauropodomorfos. Agora vocês entenderam meu choque?

A propósito... infelizmente parece que vamos ter que cancelar Ornithoscelida :(. As revisões iniciais pareciam promissoras, mas agora os problemas nos dados começaram a aparecer. Então por enquanto declaro que: estamos todos confusos, e aguardo ansiosa novas publicações, mais que capítulo seguinte de novela/série xD.

Bom fim de semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário