domingo, 16 de abril de 2017

Todor [11]

Sabe "limites"?

Então, eu não sei!

 [linóleo - c. 16 x 10,5 cm - 2017]

Décima primeira matriz do Toše Proeski. Já desisti de tentar entender (acho que vocês também), ou ao menos tentar entender de uma maneira que dê pra explicar fora dos Bálcãs.

Até tentei começar a trabalhar luzes e sombras previamente, no computador, como tenho feito nas últimas matrizes. Mas aí eu desisti e resolvi fazer do modo *raiz*: decalque, marcação básica de luzes, sombras e meio-tons, e confia em Shambhala pra gravação dar certo. E, modéstia totalmente à parte, não é que deu certo? Claro, sempre tem um ou outro ponto que poderia ser melhor. Mesmo assim, já virou uma das minhas matrizes favoritas dessa série!

É meu primeiro linóleo por aqui! Na verdade, a alternativa mais em conta - piso de palco :). Fiz algumas outras matrizes de teste, algumas provas com tinta a base d'água... mas essa é a primeira série que eu tirei bonitinha. Inclusive foi bem emoção esticar a tinta de gráfica, olhar pra matriz e depois pensar "é mesmo, eu não sei como a tinta reage nesse trem". A impressão tem todo um aprendizado intuitivo e implícito: o quanto entintar, o quanto a matriz absorve, a pressão exercida com a colher, "socorro meu Hahnemuhle é 300 g/m² será que funciona?" (ainda bem que Hahnemuhle papel mais bonzinho, fica lindo, sério, papel Shun de Andrômeda, o mais forte e sensível que tem, amo), etc etc. Bate uma ansiedade animada ver o papel cortado e uma matriz em um material novo para reaprender tudo. Felizmente, acho que consegui.

Como é habitual (jer sve mi boje baš stoje!), fiz mais algumas cópias em papéis para pastel, coloridos.

 [linóleo - aquele cerca de 10 x 15 habitual - 2017]

E, de modo inédito e não-habitual, resolvi imprimir em papéis para origami estampados!

 [linóleo - aquele cerca de 15 x 15 habitual - 2017]

Obrigada a todos que estão acompanhando (mesmo sem entender como está acontecendo uma série de gravuras de Toše no Brasil).

E, para quem comemora: Feliz Páscoa/Sretan Usrkrs/Среќен Велигден! Para os demais, bom domingo, de todo o modo :).

Nenhum comentário:

Postar um comentário