segunda-feira, 5 de março de 2018

Microscopia no celular

No fim de semana, tive a linda oportunidade de participar, no Sesc, da oficina de microscopia com celular com o Filipe Oliveira do Conector Ciência.

Além das clássicas capturas de impressões digitais (socorro trocadilho!) e pelo do braço, claro que quando cheguei em casa resolvi incomodar meus ratinhos de estimação.


Este é um close da cauda do Rattata, um rex (isto é, um rato de pelagem encaracolada). Aqui podemos ver, além das escamas habituais, que até os pelos da cauda são onduladinhos!


Aqui é a mãozinha direita do Miltank (para os Pokémaníacos de plantão: sim, é um rato macho, mas parecido demais com um vaquinha para deixar o apelido passar!). O dedo em foco é o IV, podemos ver também o III e um borrão do II.





Essas são algumas plantas minúsculas que eu tenho... sabe aqueles jardinzinhos de pote? Eu nunca tinha reparado que aquela folha bicolor era felpudinha nas bordas!



Nuvens de Júpiter? Um cânion com camadas sedimentares? Não, é aquela concha que eu fiz no curso de desenho científico! Vai me facilitar bastante fazer desenhos de espécimes miúdos com esse recurso :).


E aqui outra concha só pra acabar :)

Como vocês devem ter notado, me empolguei seriamente '^__^. Foi uma experiência fascinante e divertidíssima - a lentinha ta lá acoplada no meu celular até agora! Recomendo vivamente a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário