segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Peixes - xilogravura

"Não é a emoção, a sinceridade do sentimento da natureza, que nos impele? E se essas emoções são às vezes tão fortes que trabalhamos sem sentir que estamos trabalhando, quando às vezes os toques vêm numa sequência e relacionados entre si como as palavras de um discurso ou de uma carta, é preciso lembrar-se então que nem sempre foi assim, e que no futuro haverá também muitos dias pesados, sem inspiração.

Portanto, é preciso bater no ferro enquanto ele ainda está quente e ir armazenando as barras forjadas." (Vincent Van Gogh, trecho da carta 504 na numeração da L&PM e 631 no catálogo do Van Gogh Museum, por volta de 25 de junho de 1888)

Segunda matriz em MDF (com uma "moldurinha" clara e matriz previamente aquarelada, vide capítulo anterior :P). Esta gravura também partiu de uma foto que cortei e editei bem basicamente no GIMP, passando então as linhas principais com o papel carbono. Pena que só depois percebi que esqueci de espelhar a foto - mas tudo bem, não tinha nada escrito :P...

[xilogravura - matriz de 15 x 10 cm - 2013]

Apesar das escamas, foi muito mais tranquila de gravar em comparação com a grama na siva vrana. Na verdade, é uma gravura bem simples. Mas eu gosto muito dessa composição dos peixes.

Acabei imprimindo em casa mesmo, com a tinta vermelha a base d'água no papel oriental amarelo. O carimbo também é caseiro, fiz cortando com a goiva um pedacinho de borracha.

Lijep pozdrav svima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário