domingo, 3 de novembro de 2013

Siva vrana

Olá a todos!

Eis uma experiência de gravura em MDF, na oficina do Luciano Ogura:

[matriz em MDF - 10 x 15 cm - 2013]


 [xilogravura sobre papel - 10 x 15 cm - 2013]

Foi minha primeira matriz em MDF - ou seja, pela primeira vez gravando sem se preocupar com o fio :D! Parti de uma foto e passei a delineação principal da combinação com papel-carbono (que retrô). A siva vrana (foi pelo nome croata que conheci essas carismáticas criaturas e é assim que pra mim elas se chamam :P) foi fácil de gravar: a cara e as asas são pretas, o resto é cinza, o sentido das penas é X e pronto. Agora a grama é muito mais indefinida, ou seja: por mais que eu tivesse as indicações da foto, depende muito mais... do meu próprio bom-senso :P. Além disso, combinar goivas é sempre um desafio pra mim; confesso sem modéstia que fiquei positivamente surpresa desta vez...

Comentários da série "experiência é algo que se tem sempre um minuto depois de se precisar" (foram coisas que adiantei em casa, o que explica os escorregões):

1. Parece-me mais difícil no MDF ter noção de onde você gravou ou não. Confere? E como a grama não era totalmente planejada, boa parte do tempo gravei, portanto, meio no "chutão". Só depois, quase no fim (esperta eu...), acabei tentando aquarelar de leve a matriz pra ver com mais precisão o que estava gravado ou não... conclusão (e dica pra vocês): já aquarelei as outras matrizes pra facilitar minha vida :D

2. Cortei o papel exatamente no tamanho da matriz, e alguns saíram ligeiramente menores. Ou seja, foi chatérrimo na hora de imprimir, não façam isso! Como ainda tenho cartões cortados, na próxima matriz vou gravar uma moldurinha clara e pronto.

Mais dicas e comentários são bem-vindos :).

Por enquanto é isso, lijep tjedan svima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário