quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Todor (5)

Feliz Natal, galera!

"Como assim, Natal?"

É. Natal. Como vamos começar o ano em clima macedônio, melhor seguir o calendário ortodoxo local, não?

 [xilogravura - c. 15 x 10 cm - 2015-2016]

Última xilo de 2015 e primeira de 2016, já que comecei a gravar em um ano, terminei e imprimi em outro.

Esta é minha quinta gravura do Toše Proeski! É incrível demais para acreditar! Novamente é baseada em fotografia (e uma das mais conhecidas dele, por sinal. Tudo bem, acho que todo mundo que já desenhou Toše, desenhou essa foto...).

Modéstia à parte, acho que estou começando a fazer direito. Finalmente consegui gravar a barba a contento. E é duro não ser o Dürer na hora de fazer as mãos, mas até que ficou bacaninha. Eu ia fazer as sombras em meio-tom, mas achei que ficou legal com o contraste forte e deixei assim mesmo.

Estava na dúvida se imprimia no papel miúdo e economizava papel caro ou com uma margem maior, o que logo se resolveu na primeira cópia: achei que ficou tão bonitinho desse jeito! Sem tanta margem, a gravura fica menos "figura chique para pendurar na parede" e mais "um cartão ou foto para trazer às mãos". É tão mais afetivo!

Além do papel branco, testei em um papel oriental (a segunda cópia da fileira) e em alguns papéis coloridos.


Eu só tinha papel castanho-alaranjado o bastante para tirar uma cópia, e aproveitei para testar a margem maior.

[Só você, a cópia diferentona. A obra-prima de Dürer. A pérola de Hokusai. A trilha do Cavaleiro Azul. O cordel mágico. Etc.]

Dentre "meus papéis favoritos", só faltou imprimir no papel oriental com floquinhos dourados e prateados, que eu não tinha no momento. Preciso arrumar e tirar mais umas cópias! Estou feliz em começar o ano com gravura e com essas perspectivas :)

Muito obrigada a todo mundo que acompanhou o blog em 2015, e um ótimo 2016 com muita gravura, desenho e ~esses trens~ que amamos :D

Pozdrav!

Nenhum comentário:

Postar um comentário