sexta-feira, 29 de março de 2019

10 anos de zoográfica (!!!!!!!!!!!)

Há dez anos, uma pessoa recentemente egressa da faculdade de então Artes Plásticas (hoje Artes Visuais) iniciou um blogspot com o objetivo de manter uma documentação e divulgar (??????) seu trabalho.

Nesse meio tempo, a pessoa apagou o Orkut, lamentou o fim do MSN, começou a usar o Facebook, começou a usar o Twitter, fez página no Facebook, apagou página no Facebook, abandonou o Twitter, fez um Carbonmade só pra ter um troço menos tia que um blog, ficou com muita raiva do Facebook, se recusa a usar um Instagram e enquanto isso o tal do blog permanece, não atualizado lá com muita frequencia (e ainda tivemos essa: obrigatoriedade do Acordo Ortográfico de 1990) mas ainda online por aí.

Para comemorar, resolvi fazer uma coisa breguíssima de retrospectiva e postar os destaques ano a ano. Se minha idade idosa não se denunciou pelo fato de eu ter um blog, vai denunciar é nessa frase: senta que lá vem história!

2018
 
Apesar da pequena quantidade de postagens, a maior parte delas foram desenhos detalhados que me deram MUITO trabalho. Nota especial para o Brasilestes (elogiado até pela autora do artigo sobre o bicho, estou orgulhosa!) e para as fotos de microscopia no celular, que amey ^^!


2017
[serião até hoje não acredito que fiz isso, muito chique]

Ano marcado pela minha primeira participação em um curso de Desenho Científico com Supervisão de um Adulto™, pelos meus queridos amigos ratos (♫nós vamos seguir vocês, até em Marte onde for... embaixo sempre tem roedor!♫) e pelo rolê do Ornithoscelida - um dos meus posts favoritos EVER pelo texto também.


2016
[por que eu não fiz isso num papel caro pra vender caro... por quê???]

Foi quando eu comecei a desenhar "dissonauros" alucinadamente, e inclui o registro da minha visita ao adorável Museu dos Dinossauros em Uberaba. Também gosto muito do post explicando o processo de xilogravura e dos esboços de esqueletos do Museu de Anatomia Veterinária (mas gente nem parece que só fiz os cursos de desenho científico no ano seguinte, não é?).


2015
Muito post, mas só vou deixar o trocadilho mais ultrajante de todos: a rena de henna.

No geral eu já não sei muito bem o que estou fazendo da minha vida, mas em 2015 me superei nesse quesito.


2014
Tive a brilhante ideia de começar a fazer xilogravuras de Toše Proeski como se fosse uma guria balcânica adolescente (na época eu não sabia que o fandom de Toše é pra todos, inclusive tem MUITA tia). Hoje já tenho 13 matrizes diferentes e contando! Desse ano, gosto em particular da n°2 mas vou deixar o link do primeiro também, que sequer cheguei a reimprimir, mas tem o texto explicativo (não que faça muito sentido no Brasil, mas eu me esforcei).


2013

Recorde de número de postagens, e justamente com 26 :). Mega-empolgada com pontilhismo e gravura - gosto especialmente dessa raposa com kaval.


2012

Vocês não sabem, mas quase parei de desenhar; retomei com este rouxinol, e daí vieram muitas aquarelas, em especial pássaros.


2011
A partir desse ponto no passado eu começo a olhar o blog e as coisas começam a ficar mais estranhas e sem sentido. Eu olho e não entendo muito bem o que eu tava fazendo da vida. Mas ainda gosto do desenho da constelação de Escorpião que até hoje é o cabeçalho do zoográfica. Saudades de observar mais o céu noturno, aliás.


2010

Nossa, um monte de coisa que não tem lógica, alguns acrílicos, coisas no computador. Dessa época, gosto em particular da xilo de urso (gente, e eu já ouvia Murat Nasyrov!) e do Archaeopteryx de 2005 (por favor, alguém entende o trocadilho em "aaah, pena que não é uma lito!"... aliás, só agora, nove anos depois, percebi que tem DOIS trocadilhos. Hoho.)


2009
O começo. Uma pá de esboço e de trabalho da faculdade, basicamente as pinturas a óleo (no final, acabei parando de pintar a óleo por falta de espaço e pelo mercado também - metade circunstância, metade decisão). Mas o post favorito que ainda releio direto é o primeiro, sobre coisas que me fascinam - olhar o céu e sonhar, olhar pros bichos e descrever com palavras difíceis e em detalhes.

[sete segmentos no mesossomo, cinco segmentos no metassomo]

Dez anos depois, ainda diz muito sobre mim.

---

Sei que hoje blog não é a ferramente mais interativa de todas. Parar para ler um post tão longo, e ainda mais com links de referência, é uma atividade bem impopular. Mas agradeço muito a quem está aí: gente que me acompanhou por todos esses anos; gente que veio de um passado mais distante, desapareceu e reapareceu; e gente que subiu agora no bonde andando da minha vida mas, olha, tem até lugar na janelinha pra vocês. Obrigada a todos e quem curtiu algum post não citado aqui e quer deixar nos comentários (uh? alguém usa isso?), é só escrever (:

Mais uma vez, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário