quarta-feira, 22 de abril de 2009

Što je bilo, bilo je

É... desmontamos a exposição na segunda.

(...)

Bem, mas o Cinesol continuará com exposições legais: a próxima será da Janaina Tokitaka - com gravuras, desenhos e ilustrações (abre essa sexta, às 19h). Pensando nesse post de divulgação, lembrei que tenho um trabalho com um toque subliminar da própria:

[óleo sobre tela - 40 x 50 - 2008]


É um búfalo, certo? Certo... uma vez, eu estava na Veterinária, num dia chuvoso, e vi um búfalo peludo em uma baia escura... não cheguei a desenhar, mas fiquei com a luminosidade (ou melhor, a falta dela) na cabeça, e a idéia do vulto não muito definido do bicho.

Mas o mais engraçado é o que essa tela foi antes... ela era um papagaio de costas, na vertical, com bastante azul, cinzas e verdes (os azuis ainda se vêem, um pouco, na porta da baia; e ainda é possível ver um pouco da forma da ave, em empasto). E antes disso tinha sido uma árvore com alguns cavalos por perto [eu estava muito empolgada, na época, com as árvores do Ivan Shishkin (!)... é, eu tenho referências peculiares.]

Foi nessa primeira etapa que eu e a Janaína resolvemos pintar juntas esse quadro. Não lembro exatamente de como surgiu a idéia, mas de todo modo aconteceu. Foi só uma sessão, mas foi bem divertido e bizarro (você está pensando em pintar de um jeito e vai lá a pessoa e pinta de outro...). Pena que eu não tenho lá muita experiência com árvores, por isso acabou desandando... e, de todo modo, a Janaina aprovou quando, em outro momento, eu fiz o papagaio de costas. Igualmente, imagino/espero que ela vá gostar do búfalo também (bem como do post em geral).

Antes de entrar na faculdade e mesmo no começo dela, eu costumava me frustrar com as mudanças no processo da pintura; eu me perguntava "mas como eu não consigo acertar de primeira, etc.?". Bem... acho que ficou perceptível que isso mudou um bocado.

Vidimo se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário