sábado, 10 de dezembro de 2011

Bisão-europeu - caneta nanquim

Dobra večer :-)!

[caneta nanquim e grafite sobre papel - 16,5 x 25 cm - 2011]

Reparei que desenho muito em aulas, no caderno mesmo (junto com derivadas, circuitos lógicos, etc. :P); então resolvi levar alguns materiais extras de desenho para a aula e fazer algo em um papel à parte. A princípio não fazia a menor idéia se ia deixar a grafite e aquarelar em casa, começar com a caneta nanquim e depois colorir, deixar no grafite e continuar com lápis de cor... mas no fim das contas me empolguei com a caneta nanquim mesmo; e foi ainda mais interessante pois ultimamente trabalhei mais com pincel e bico-de-pena, e a caneta tem uns resultados bem diferentes...

Lijep pozdrav ;D!


domingo, 4 de dezembro de 2011

Haliaeetus albicilla

Dobro jutro svima :D (znam da sad nije točno rano ali još sam malčice pospana :P)


[aquarela e grafite sobre papel - c. 30 x 16 cm - 2011]

Mais um desenho com carinha de ilustração tradicional e mais uma águia - desta vez, uma Haliaeetus albicilla e não uma Aquila chrysaetos (e é claro que eu sei muito bem a diferença entre as duas ~ not ~).

Comecei com a delineação a lápis e depois passei aquarela. Planejava seguir com nanquim mas, apesar do desejável ar clássico dessa técnica, achei que ia ficar um pouco pesado visualmente e esconderia os bons resultados da aquarela. Então como eu não sou dessas pessoas que colocam o conceito acima da execução XD finalizei com diversos lápis grafite, e achei que os traços cinzentos combinaram muito bem :-).

Observações celestes - Outro dia, há algumas semanas, consegui identificar Vênus e Júpiter - e interessante é que isso foi na Avenida Paulista (sim, ainda é possível observar um pouquinho do céu noturno em São Paulo :P!).

Até mais :D!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Gato-do-mato e gravuras


Eis mais um desenho (um Leopardus tigrinus) combinando grafite, lápis de cor e lápis metalizados; dessa vez, ao invés de usar um papel branco ou o milimetrado, testei um papel colorido de uma vez. Foi uma encomenda que antendi - e, olha, foi bem divertido fazê-lo! (Aliás, se alguém quiser fazer uma encomenda, fique à vontade para comentar/mandar e-mail ;D)

[grafite e lápis de cor sobre papel - c. 10 x 15 cm. - 2011]

Gravuras - Há algum tempo separei, numerei e organizei algumas séries (vale a mesma dica das encomendas - se alguém se interessar, escreva ^__^). Aproveitei e escaneei algumas versões em papéis diferentes de gravuras que eu já postei aqui no blog - o crânio de carneiro e a litografia do urso e do lobo, confiram:

[xilogravura - 21 x 29 cm. - 2009]

[litografia - 21 x 15 cm - 2008]


Observações celestes - Apenas uma breve nota: foi muito bonita a combinação da Lua quase cheia e Júpiter por perto dela, na terça e na quarta-feira...

Vidimo se ;D!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Antena

[vetor - 2011]

Não, pessoas, vocês não pararam no Heteródino sem querer :P. E isto não é uma fotografia. Na real, isso é uma vetorização (que fiz para para um fundo de um .ppt, gente :P) e simplesmente achei que ficou legal ^^.

Lijep pozdrav i vikend svima :)!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Panthera leo

[grafite e lápis de cor sobre papel - c. 26 x 19 cm - 2011]

Um jovem leão, com tufos de juba crescendo (acho que a juba devia ser um pouco mais clara nesse caso, mas ok XD), em mais um desenho combinando vários tipos de lápis - de cor, aquarelável, metalizado, grafite, etc. :-)... como vocês devem ter percebido, ando bem empolgada com essa técnica! Neste leão, fiquei muito feliz em particular com o volume geral e textura da pelagem, bem como as combinações de cinzas, marroms e castanhos, com um pouco de laranja.

Observações celestes - Agora o Escorpião já está bem no alto do céu, e mesmo pendendo para oeste, logo no início da noite, enquanto o Cruzeiro do Sul já aparece "deitado". No começo de agosto (acho), observei algumas vezes Órion (com o cinturão, popularmente conhecido como Três Marias) bem cedo; em uma ocasião vi também Júpiter, mais para o norte, até onde me lembro...

Vidimo se ^__^!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Aquila chrysaetos - xilogravura

[xilogravura sobre papel - um pouco maior que A3 - 2011]

Mais uma águia - ou, na verdade, era na anterior que eu devia ter escrito "mais uma"...... ok, explico.

A delineação dessa gravura, em grafite sobre papel A4, foi feita antes da águia a lápis de cor. Depois eu a escaneei, fiz um tratamento básico e imprimi ampliada para transferir na madeira. Então passei nanquim no desenho da madeira e aí sim gravei... simples, não? Praticamente uma brincadeira de "telefone sem fio" desenhada XD.

A impressão da xilo foi uma pequena maratona à parte, no melhor esquema clássico de passar algumas horas imprimindo toda feliz, abastecida por meras barrinhas de cereal e um salgado; e, depois de se deslocar de uma ponta a outra de São Paulo com várias escalas, chegar cansada e com fome em casa - mas muito, muito realizada.

Eu não deixo de ficar surpresa comigo mesma nessas horas...

Leituras - Finalmente terminei os cinco livros do "Guia do Mochileiro das Galáxias", de Douglas Adams - e já está na minha lista de "reler" :-). Para quem não conhece, é uma série de ficção científica e, apesar da merecida fama de humor de Exatas, os seus absurdos personagens imersos em mundos de funcionamento mui explicitamente bizarro geram piadas inteligentes para todos os gostos! Não dá pra explicar mais sem se demorar em detalhes de trechos do livro ou dar spoiler. Só lendo pra entender como quem conhece "O Guia do Mochileiro..." se encanta com o(s) rico(s) universo(s) delineado(s) por Adams - e nunca mais vê uma toalha da mesma maneira :P.

Lijep pozdrav svima!
PS: Se gravura tem P.A., por acaso teria P.G. também?......

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Carneiro castanho (WIP)

[grafite e lápis de cor sobre papel (WIP) - mais ou menos A3 - 2011]

Como vocês devem ter notado nos posts anteriores da águia e do urso, curti [/sviđa-mi-se] bastante fazer trabalhos detalhados de lápis de cor; neste aqui, misturei alguns desenhos de observação e acertei alguns detalhes com fotos. Ele ainda está em um ponto bem inicial: pretendo continuar com essas referências e mais a boa e velha memória, em especial em relação às cores.

Além disso, resolvi testar um papel aleatório. Não tenho qualquer desculpa conceitual nem tentativa de parecer mais inteligente com esse papel milimetrado - é simplesmente algo que faz parte das minhas atividades (nele treino caligrafia, por exemplo) e no qual de vez em quando desenho (certamente tive vontade de fazer algo mais detalhado depois da exposição do Escher - vide abaixo). Durante esse trabalho ainda inicial de lápis de cor, já tenho notado que a vibração do milimetrado laranja dá uns efeitos óticos estranhos junto com a os traços da pelagem :P...

Observações celestes - Lá pelas 21h/22h, já é a constelação de Sagitário que domina minha "janela leste". Outra noite, acordei às 3h da manhã e, apesar do frio, não resisti e resolvi espiar a "janela norte", de onde era possível apreciar o "grande triângulo boreal" (Vega de Lira, Altair de Águia e Deneb de Cisne), assim como Pégaso e, quase no leste, Júpiter.

No dia 15 de junho, tivemos outro eclipse lunar total, desta vez no início da noite. O tempo estava um pouco nublado e não cheguei a ver a parte mais bacana do eclipse (a Lua laranja); quando consegui acompanhar alguma coisa já era possível ver um fio brilhante da Lua. Ainda assim, o fenômeno não deixou de me impressionar!

Exposições - Se você ainda não visitou a exposição do MC Escher no CCBB (até dia 17. 07.), procure separar um tempinho para isso! Merecidamente, está mega-cheio de fim-de-semana; então, pra quem prefere um pouquinho mais de tranqüilidade, fica a dica de tentar visitar cedinho durante a semana e evitar os últimos dias.

Eu sabia que o Escher era inteligente e fazia alguns bichinhos, mas não sabia que era tanto! Fiquei admirada com o quão fundo ele com seu detalhismo matemático (se hoje, com computadores por todos os lados, não me lembro de qualquer artista o fazendo, imaginem isso em 1950!...), não é à toa que ele está entre os artistas favoritos do povo de Exatas :P. Outro aspecto com o qual fiquei impressionada é a precisão técnica das suas gravuras (aspecto no qual talvez eu jamais tinha reparado; isso deve ser comum pois quase sempre se pensa mais no Escher como o cara das ilusões de ótica e coisas afins). Resumindo: recomendo =)!

Vidimo se ;D!

sábado, 28 de maio de 2011

Aquila chrysaetos

[grafite e lápis de cor sobre papel - A4 - 2011]

Semelhanças com o "Mali medo" do post anterior não são mera coincidência - igualmente parti de fotos e usei grafite, lápis de cor (normal e aquarelável) e metalizado. O que foi diferente dessa vez é que combinei várias fotos de referência! Mas se eu não contar (e vocês não forem especialistas em águias, acho) vocês não percebem, o resultado me parece bem coeso...

O Rodolfo disse que "parece que ela está rindo"; resolvi tornar a brincadeira mais falseável e dizer que "ela está rindo especificamente de alguém" (ok que de todo modo esse enunciado não é lá muito científico - como a gente verifica que uma águia ri? - mas isso é só um detalhe).

Exposições - Muito fofa e divertida a exposição "A Arte na mecânica do movimento", no Centro Cultural Fiesp (até dia 26.06.). Cheguei lá sem ter a menor idéia do que se tratava e não imaginava minimamente que tinha aquela parte histórica enorme e fantástica de caixinhas de música complexas e uns bonecos incríveis (mas meio assustadores :P). A monitoria também me chamou bastante a atenção - os monitores fazem os objetos se mexerem e explicam bastante sobre sua história, os materiais e o funcionamento; isso faz a exposição ser ainda mais peculiar.

Observações celestes - Outra noite, devia ser entre 23h e 0h, observei da minha "janela leste" a cauda do Escorpião (na qual se destaca a azulada Shaula), bem no alto, e mais próximo do horizonte um conjunto de estrelas formando uma espécie de semi-círculo. Pensei, no chutão, que talvez fosse a Coroa Austral, constelação próxima a Sagitário. Mas depois pesquisei no mapa e vi que, pela magnitude e posição, era uma parte mesmo do Sagitário - muito provavelmente incluindo as estrelas de Nunki, Nanto e Kaus Borealis.

Já durante o dia, não faz muito tempo, vi um arco-íris enorme e brilhante no meio da tarde! Muito lindo '^__^!

E uma dica: o próximo eclipse lunar total será no dia 15 de junho de 2011, visível (se o céu estiver limpo, né) ao nascer da Lua, isto é, no fim da tarde (que bom, a não ser que você esteja na Nova Zelândia e arredores e pegue o eclipse ao - uh? - "pôr-da-Lua", não vai ter que acordar às cinco da manhã \o/).

Lijep pozdrav =)!

sábado, 14 de maio de 2011

Mali medo

[grafite e lápis de cor sobre papel - A4 - 2011]


[Ok, moram priznati da to nije mali medo :P]


Esse é um estudo em grafite e lápis de cor, a partir de uma fotografia. Comecei esse urso em particular porque a referência tinha bastante detalhes dos olhos, do nariz e da boca. Também me diverti litros fazendo os pêlos, foi uma aventura - gostei muito de misturar os cinzas, os lápis metalizados (prateado e dourado), e os castanhos.

Pois é, estou indo longe na história de "ilustração mais tradicional de bichinhos" :P......

comentei que, apesar de gostar bastante de desenhar a partir do animal vivo (até pra ter uma boa desculpa pra ficar admirando um bichinho por um tempão), igualmente "considero muito" desenhar de foto. Como dizem por aí, "anything goes" - e as práticas se complementam :-).

Observações celestes - Na quinta-feira, tive a sorte de pegar um céu razoavelmente limpo de madrugada, lá pelas 5h40 da manhã, e observar parte da (er, como chamá-la?) "conjunção de maio de 2011" - isto é, pude observar Vênus, Júpiter e Mercúrio, bem próximos. Marte tambem estaria visível, só que estava mais próximo do horizonte e havia uma nuvem por ali. Mesmo que o tempo de madrugada ande bem nublado no geral, vale a pena acordar cedinho e tentar apreciar esse fenômeno, é realmente muito bonito!

Vidimo se ;D!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Calopsita

[lápis e caneta nanquim sobre papel (excertos de caderno de campo) + cores no computador - c. 10,5 x 14 cm (pra quem ainda não decorou as dimensões XD) - 2011]

Só deixando um esboço ligeiro que eu fiz ontem, de observação, seguido de um pouco de diversão no computador ^__^. E antes que alguém me pergunte: não, gente, as palavras croatas aleatórias não querem dizer "calopsita" :P.

Observações celestes
- Ontem o céu estava até que limpo; pena que meu sono me impediu de tentar ver algo da chuva de meteoros :P. Há alguns anos, em uma madrugada de abril, certa vez observei algumas estrelas cadentes a mais; lembrando da época do ano e da direção, não acho improvável que tenha sido uma chuva de meteoros, foi bem bonito...

Agora o Escorpião é visível a leste já no início da noite, o Centauro inteiro e o Cruzeiro mais ao sul, a amarela e brilhante Arcturus mais ao norte, Spica com Saturno no alto do céu, e o Leão a noroeste (sempre que vejo o Leão, de cabeça pra baixo aqui no hemisfério Sul, lembro do Feyerabend ficando tonto com o céu da Nova Zelândia :P).

Sobre o que podemos ver de manhã cedo, o pessoal do ESO tirou uma foto fantástica de Vênus, Mercúrio, Júpiter, Marte, e ainda a Lua. Mesmo considerando que o fotógrafo está todo feliz em Paranal, nada impede os madrugadores de São Paulo de dar uma espiada ao leste nesse mês de maio e contar um pouco de sorte para observar esses quatro planetas tão próximos...

Pozz!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Falcões - xilogravura

*olhando a impressão*
"Olha, que japinha!"
"?..."
"É, parece coisa de japonês. Misturado com art nouveau!"
"..."
"Hehe, brincadeirinha, viu?"
"Como assim, brincadeirinha? Mas eu gostei da idéia #^__^#!"

[xilogravura sobre papel - 48 x 10 cm - 2010/2011 - dêem fullview, meu povo!]

Como bem se nota pelas proporções e pelas marcas de pregos, essa é mais uma xilo feita com um pedaço de caixa russa. O desenho foi elaborado mais ou menos na mesma época dos lobos, e você podem ver que tem o mesmo jeitão folk de ilustração de conto. Mas neste aqui tentei aproveitar, de certo modo, alguns acidentes da madeira, com relativo sucesso (em especial nas manchas solares), e, já sabendo que a madeira tinha um monte de ondulações, resolvi imprimir com uma só cor.

Hehe, realmente ando empolgada com gravura :-).

Observações celestes - Ultimamente, poucos planetas brilham no céu noturno. Marte, Mercúrio e Júpiter ainda estão bem próximos do Sol (considerando a observação geocêntrica, por favor, né), então não sei se/quando são/serão visíveis ao amanhecer... há algumas semanas observei Vênus pela manhã; e Saturno é facilmente identificável desde o entardecer, perto da azul Spica. Já sendo outono, é possível observar o Cruzeiro do Sul já no início da noite, com o braço maior paralelo ao horizonte. Por sua vez, o Escorpião surge poucas horas mais tarde...

Vidimo se ;D!

terça-feira, 29 de março de 2011

Aniversário do blog!

E não é que o "zoográfica" completa dois anos hoje \o/?

[óleo sobre tela - 120 x 70 cm - 2008]

Esse é um trabalho um pouco antigo, escolhi-o porque estava desenhando ursos hoje ^__^... essa pintura foi exposta em Santo André em 2009 (e acho que o pessoal de lá até hoje me conhece como "a do ursão", que fofo XD). Uma coisa que costuma impressionar nos ursos é como eles, apesar de serem bem corpulentos, movimentam-se de maneira bonita e ágil - foi pensando nisso que eu fiz essa tela. E, enfim, eles estão entre meus animais favoritos, não é novidade pra ninguém! (Salvo se você estiver aqui pela primeira vez, quem sabe surgido do nada a partir do google.hr - hehe, as estatísticas me disseram que isso aconteceu essa semana, fiquei tão contente! Mas, nesse caso, será que você está entendendo isto?...... bem, de todo modo, dobrodošao/la :D!)

Quanto a figuras mais recentes, não se preocupem - nas últimas semanas estive em um ritmo forte de trampo/estudar croata, mas tenho alguns trabalhinhos interessantes em andamento, uskoro, ljudi, uskoro ;D.

Exposições - Ok, chato da minha parte recomendar exposição que já acabou - mas só pra eu me lembrar que a mostra de arte islâmica no CCBB estava ótima! Caligrafia, tapetes, bichinhos, roupas, utensílios... tinha até, em algumas peças de metal, os *efeitos ópticos* mais antigos que eu conheço (excelente deixa para o MC Escher)! E, lógico, gostei bastante dos astrolábios - apesar de não fazer a menor idéia de como eles funcionam 'u__u...

Lijep pozdrav i hvala svima!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Gazela - nanquim e aquarela

Dobra večer svima :-)!

No post anterior comentei que eu pretendia trabalhar um pouco mais com nanquim e bico-de-pena. E, já faz algum tempo, eu queria fazer mais um unicórnio uma gazela. Juntando tudo... eu resolvi me *superar*! Mas, o que se *superar* quer dizer?

Quer dizer isso aqui, ó ^__^:

[grafite, nanquim e aquarela sobre papel - 26,5 x 20 cm - 2011]

Além de fazer pinturas com cara de ilustração zoológica de livro colorido da década de 60, agora resolvi fazer esse trabalho a nanquim ainda mais tradicional! E com essa leve coloração a aquarela (fiel aos diferentes tons de laranja dos tommies :D). Fazer todos esses tracinhos a nanquim - definindo tanto o volume do bicho quanto a direção e variações de textura dos pêlos - pode ter sido trabalhoso, mas foi igualmente agradável; gostei tanto do processo quanto dos resultados.

(E mais uma dica: se fizerem grama detalhada em nanquim, não se esqueçam que as nervuras são paralelas ;D!)



Se, por um lado, tenho trabalhado mais com desenhos, as xilos estão em um ritmo mais devagar... ainda assim, estou feliz em continuar em frente, e espero poder apresentar novidades :).

Até mais!
PS: Ah, é, esse é o post número 42 :D!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Porco - nanquim

Olá ^__^

Outro dia, a minha amiga designer, a Mah, apresentou-me a técnica do scratchboard (entre parênteses: toda vez que alguém fala "Vivi, lembrei de você!", eu já vou esperando algo croata ou sérvio, ou então de bichinhos, lógico, mas igualmente eu *tremo* porque pode vir alguma coisa *tri* bizarra :P!). Não, não vai aparecer nenhuma figura de scratchboard aqui, mas o curioso é que eu estava precisamente brincando com nanquim há alguns dias:


[grafite e nanquim sobre papel - A4 - 2008(?)-2011]

Fazia um tempão que eu não usava nanquim e bico-de-pena; lá estava eu rabiscando a esmo, fazendo desenhinhos aleatórios, até treinando escritas medievais, etc etc. Aí pensei em fazer algum desenho maior e mais "completo", para ver como interagem os diversos sinaizinhos que podemos fazer com bico-de-pena, acréscimo com pincéis... e, como ultimamente ando refazendo alguns trabalhos antigos (quem diria XD), resolvi pegar esse esboço a lápis, de observação, e continuar a brincadeira.

E acho que estão acontecendo algumas coisas interessantes - esse porco está me parecendo bem pesado e cheio de cerdas... deve ser boa idéia fazer mais alguns trabalhos a nanquim e pegar mais familaridade com os seus recursos :).

Exposições - Recomendo a exposição do Carlos Oswald na Caixa Cultural do Conjunto Nacional, na Paulista, até dia 20.02. Tem várias excelentes gravuras em metal, que a uma certa distância parecem com... litografia o_O! Também tem trabalhos a cores, figuras muito art-noveau... e eu sou suspeita para falar, mas considerei especialmente *dignas* as várias gravuras de bois e a gravura do galinheiro.

Observações celestes - O céu noturno tem estado bastante limpo esses dias - boa oportunidade, lá pelas 23h, para observar Órion (com as Três Marias, a vermelha Betelgeuse, e mesmo a nebulosa de Órion :D - nossa, e lá tem várias estrelas se formando, eu não sabia *__*), Sírius, as Plêiades...

Nessas semanas já vi mais de um reclamando de insônia, em função do calor que tem feito. Mas, se você despertar lá pelas 3h e pouco da manhã e tiver janelas para céus limpos, pode observar o Escorpião já inteiro a sudeste, e o clássico conjunto Cruzeiro/Centauro um pouco mais ao sul. É possível seguir daí para o norte identificando estrelas como Arcturus, e também a eclíptica - Virgem com a brilhante e azulada Spica (e Saturno por perto), Leão, Gêmeos. Já os madrugadores, por seu turno, podem apreciar Vênus ao nascer do Sol.

Lijep pozdrav svima :)!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sretna 2011. Godina!

Feliz Ano Novo pra vocês!

E, aproveitando a deixa, resolvi fazer umas mudanças *sutis* no visual do blog :P...

[aquarela e lápis de cor sobre papel - A4 - 2009/2011]

A imagem do cabeçalho partiu do que era uma aquarela, de 2009. Eu gostava dela, em especial das nuvens, mas achava o aspecto do céu aquoso demais - ok que, er, de todo modo é uma aquarela, e o céu é algo normalmente com bastante vapor d'água... enfim!...

Então, animada com os resultados recentes dos meus esboços de céu noturno, resolvi trabalhar com lápis de cor e hachuras. O aspecto ainda continuou um pouco mais aquoso do que eu queria, mas as cores e a vibração já estão bem melhores - nada como aperfeiçoar trabalhos antigos :-) (e, falando em "reaproveitar", alguém aí têm lápis de cor castanhos 075 e 077 e o azul 051 sobrando? Depois desse desenho, os meus foram *semi-literalmente* pro espaço XD).

O desenho do Escorpião, por sua vez, acrescentei no computador, a partir de uma delineação a grafite (me diverti especialmente fazendo as patinhas segmentadas ^__^):

[grafite sobre papel - um pouco maior que A4 - 2011]

Exposições - se você não sabe o que fazer no sábado, uma sugestão: visite a Bienal de Gravura de Santo André, vai ser o último dia ;D. E tem uma gravura minha lá \o/, além do trabalho do Rodolfo, e um monte de coisa legal :-).

Observações celestes - ainda no finzinho do ano passado, fiz uma observação muito interessante em uma madrugada: reconheci no horizonte, a sudeste, Vênus, a Lua minguante, Arcturus, Spica, Cruzeiro, etc... mas havia também um ponto brilhante vermelho, razoavelmente próximo ao horizonte. Por um instante pensei que fosse um balão ou qualquer coisa do gênero - normalmente é mais difícil ver estrelas próximas do horizonte, e já é difícil ver *qualquer* estrela em São Paulo; imagine então ver estrelas próximo ao horizonte em São Paulo! Mas eu percebi que o ponto estava, digamos, fixo... e aos poucos discerni três estrelas um pouco acima dele. O ponto avermelhado então era Antares! Em geral (em função desse lance da proximidade com o horizonte - o Sol nasce antes que qualquer coisa seja visível) tenho que esperar mais para conseguir rever a constelação do Escorpião; fiquei feliz em conseguir fazê-lo um pouco mais cedo ^__^.

Vidimo se :D!