Olá ^__^
Outro dia, a minha amiga designer, a
Mah, apresentou-me a técnica do scratchboard
(entre parênteses: toda vez que alguém fala "Vivi, lembrei de você!", eu já vou esperando algo croata ou sérvio, ou então de bichinhos, lógico, mas igualmente eu *tremo* porque pode vir alguma coisa *tri* bizarra :P!). Não, não vai aparecer nenhuma figura de scratchboard aqui, mas o curioso é que eu estava precisamente brincando com nanquim há alguns dias:
[grafite e nanquim sobre papel - A4 - 2008(?)-2011]
Fazia um tempão que eu não usava nanquim e bico-de-pena; lá estava eu rabiscando a esmo, fazendo desenhinhos aleatórios, até treinando escritas medievais, etc etc. Aí pensei em fazer algum desenho maior e mais "completo", para ver como interagem os diversos sinaizinhos que podemos fazer com bico-de-pena, acréscimo com pincéis... e, como ultimamente ando refazendo alguns trabalhos antigos (
quem diria XD), resolvi pegar esse esboço a lápis, de observação, e continuar a brincadeira.
E acho que estão acontecendo algumas coisas interessantes - esse porco está me parecendo bem pesado e cheio de cerdas... deve ser boa idéia fazer mais alguns trabalhos a nanquim e pegar mais familaridade com os seus recursos :).
Exposições - Recomendo a exposição do Carlos Oswald na Caixa Cultural do Conjunto Nacional, na Paulista, até dia 20.02. Tem várias excelentes gravuras em metal, que a uma certa distância parecem com... litografia o_O! Também tem trabalhos a cores, figuras muito art-noveau... e eu sou suspeita para falar, mas considerei especialmente *dignas* as várias gravuras de bois e a gravura do galinheiro.
Observações celestes - O céu noturno tem estado bastante limpo esses dias - boa oportunidade, lá pelas 23h, para observar Órion (com as Três Marias, a vermelha Betelgeuse, e mesmo a nebulosa de Órion :D - nossa, e lá tem várias estrelas se formando, eu não sabia *__*), Sírius, as Plêiades...
Nessas semanas já vi mais de um reclamando de insônia, em função do calor que tem feito. Mas, se você despertar lá pelas 3h e pouco da manhã e tiver janelas para céus limpos, pode observar o Escorpião já inteiro a sudeste, e o clássico conjunto Cruzeiro/Centauro um pouco mais ao sul. É possível seguir daí para o norte identificando estrelas como Arcturus, e também a eclíptica - Virgem com a brilhante e azulada Spica (e Saturno por perto), Leão, Gêmeos. Já os madrugadores, por seu turno, podem apreciar Vênus ao nascer do Sol.
Lijep pozdrav svima :)!